Operação Golfinho inicia neste final de semana

No próximo sábado, 16, vai ter início mais uma Operação Golfinho 2017/2018 no Rio Grande do Sul. Neste ano, serão mil guarda-vidas militares atuando em 329 postos de salvamento, entre os litorais Norte e Sul, e as águas internas (balneários de água doce). O encerramento previsto da operação é para 4 de março de 2018.

Além do efetivo militar do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, a operação vai contar com guarda-vidas temporário. Na última terça-feira, 12, encerraram as inscrições para o processo seletivo. No total, 600 vagas são oferecidas.

De acordo com o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, 1.147 pessoas se candidataram. Os inscritos vão passar agora pelos próximos passos do processo seletivo que inclui entrega de exames médicos e exame físico.

“Nossa expectativa supera os dados históricos que nós temos. Como nós tivemos uma procura maior neste ano, esperamos por um número maior de civis aptos a desempenhar a função. Nossa expectativa é em torno de 300 pessoas que possam ser contratadas”, diz Cel. Oliveira Júnior.

A partir do dia 6 de janeiro os treinamentos devem iniciar nas guaritas. Os candidatos selecionados vão receber o mesmo treinamento que os guarda-vidas militares.

A Operação Golfinho realizada pelo CBMRS consiste, principalmente, na orientação aos banhistas. “A parte dos bombeiros é o emprego de guarda-vidas na orla, onde orientamos nossos profissionais que interajam com a população na faixa de areia, orientando e sinalizando os locais apropriados para banho, e também os locais que oferecem risco aos banhistas”, explica Cel. Oliveira Júnior.

 

Foto: Divulgação Governo do RS