Desde o dia 16 de dezembro ocorre no Litoral Norte e Sul e balneários gaúcho a 48ª Operação Golfinho. Trazendo um panorama deste primeiro mês da ação que ocorre no Estado, o Coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, Subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e Coordenador da Operação Guarda Vidas, traz dados positivos em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o Coronel, até agora foram realizados 192 salvamentos, número 60% menor para o mesmo período da operação realizada no ano anterior. Para o Coordenador, os dados positivos estão ligados à intensificação da orientação e maior interação dos guarda-vidas junto ao público.
Outro dado positivo destacado é que não houve registro de óbito em áreas protegidas pela operação, sendo que no ano passado foram registrados 4 óbitos para o mesmo período.
O Corpo tem Bombeiros tem instalado por todo o Estado 329 postos de salvamento. Locais em propriedades privadas, e que não cabe ao poder público atuar, são os locais de maior risco de afogamentos, aponta o Coronel. Por isso, conhecer os balneários e seus riscos, mantendo uma conduta preventiva para evitar afogamentos, fazendo uso de boias, pranchas ou coletes salva-vidas são as recomendações para manter-se seguro.
Foto: Reprodução/Palácio Piratini







