A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza concerto especial nesta terça-feira, 5 de dezembro, às 20h30min, dentro da programação do Natal em Estrela. Os músicos interpretam obras de compositores como Verdi, Piazolla, Mozart, Camargo Guarnieri, além de trilhas de filmes, no Parque Princesa do Vale. A soprano Raquel Fortes é a solista da exibição. Já a regência fica a cargo do maestro Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica.
A apresentação faz parte do projeto cultural Natal em Estrela, que conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e com o patrocínio do Atacadão. A entrada é franca.
Fundada em 1950, a orquestra é um órgão da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Possui uma extensa agenda de concertos em todo o estado, atingindo um público abrangente e diversificado. É a mais antiga do país em atividades ininterruptas.
Sobre o programa
A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, a Ospa presta homenagem à música de ópera e dança. São interpretados dois trechos de óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901): a abertura da ópera “Nabucco”, e “Caro Nome” de “Rigoletto”, com os solos da soprano Raquel Fortes.
Na sequência, a sinfônica apresenta “Vozes da Primavera”, valsa de Strauss II (1825-1899). Raquel retorna ao palco para cantar a consagrada ária “A Rainha da Noite” de “A Flauta Mágica”, ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A “Dança Eslava nº 8” do checo Antonín Dvorák (1841-1904) é a seguinte do programa.
Antes do concerto da Ospa acontece um culto ecumênico, às 20h, também no Parque Princesa do Vale. A programação do Natal em Estrela segue na quarta-feira (06.12), às 18h30min, com Natal no Casarão na Marechal, com exposição, desfile e show na Vitallita Clínica Integrada. Às 21h, em frente à Secretaria de Educação, no prédio da antiga Polar, ocorre o “Janelas de Natal”.








