
Em maio, o padrão típico do outono se estabelece com mais clareza. O tempo seco avança pelo interior do país, especialmente entre o Centro-Oeste, o interior do Sudeste.
O outono de 2026 começa no dia 20 de março ainda com calor e pancadas de chuva em boa parte do país, um padrão que deve persistir até o início de abril. Ao longo das semanas seguintes, o clima passa por uma mudança gradual, com redução das chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste, aumento das precipitações no Sul e manutenção de volumes elevados no Norte e no Nordeste, segundo análise da Nottus, empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios.
“Começamos a estação mantendo características de verão, mas a tendência é de uma mudança progressiva no comportamento da chuva e da temperatura ao longo das próximas semanas, dentro de um padrão mais típico do outono com uma consolidação gradual”, diz Alexandre Nascimento, sócio-diretor e meteorologista da Nottus.
Calor, sol e pancadas de chuva ainda em abril
Abril será marcado pela transição, com dias de sol, temperaturas elevadas e pancadas de chuva, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste. Esse cenário deve se manter até o começo do mês, antes de uma mudança mais consistente no clima. Ao longo das semanas, a chuva começa a perder força nessas regiões, mesmo com possibilidade de ocorrências com volumes relevantes em alguns períodos. No Norte, os acumulados seguem elevados, enquanto o Sul passa a registrar aumento gradual das precipitações, principalmente no interior.
Nas capitais, esse comportamento já aparece. Em São Paulo, não há previsão de calor extremo, mas a temperatura ainda oscila em dias chuvosos. Em Brasília, a chuva segue frequente e bem distribuída no início da estação. Já em Porto Alegre, a tendência é de aumento da chuva, alternando com períodos de tempo firme e temperaturas mais altas. “Mesmo com a redução gradual da chuva no Centro-Sul, abril ainda pode ter episódios com volumes acima da média em alguns momentos, sendo necessária a atenção para impactos pontuais, especialmente em áreas urbanas”, diz Nascimento.
Frio de outono antes do Dia das Mães pode impulsionar consumo
Em maio, o padrão típico do outono se estabelece com mais clareza. O tempo seco avança pelo interior do país, especialmente entre o Centro-Oeste, o interior do Sudeste e parte do Nordeste, enquanto a chuva se concentra no Norte, na faixa leste do Nordeste e no Sul, onde os volumes podem ficar acima da média histórica.
As primeiras massas de ar frio começam a avançar com mais frequência, trazendo quedas de temperatura, ainda que de forma pontual. Em São Paulo, períodos mais secos passam a intercalar com a passagem de frentes frias, que derrubam as temperaturas. Em Brasília, a chuva perde força de forma mais consistente, marcando o início da estação seca. Em Porto Alegre, aumenta a frequência de chuva, com os primeiros episódios de frio mais perceptíveis ao longo do mês.
A previsão de entrada das primeiras massas de ar frio na segunda metade de maio, perto do Dia das Mães, segunda data mais importante para o varejo depois do Natal, pode influenciar diretamente o comportamento do consumidor. Episódios de queda de temperatura tendem a funcionar como gatilho para a troca de estação no consumo, favorecendo categorias sensíveis ao clima, como vestuário, calçados e acessórios de outono-inverno, além de estimular a circulação em ruas comerciais e shoppings em períodos mais estáveis. “Mesmo sendo eventos pontuais, a aproximação de um episódio de frio relevante antes da data pode antecipar a percepção de mudança de estação pelo consumidor e impulsionar a demanda por produtos típicos do período”, avalia o meteorologista da Nottus.
Junho terá mais frio e chuva acima da média no Sul
Em junho, o clima se aproxima mais das características de inverno, principalmente no Sul do país, onde a chuva deve ocorrer com maior frequência e volumes acima da média, além de temperaturas mais baixas. No Centro-Oeste e no Sudeste, o tempo fica mais firme e seco, com redução mais acentuada das precipitações.
No Nordeste, a chuva diminui em parte da faixa leste, enquanto o Norte ainda registra precipitações, mas com menor volume em relação aos meses anteriores. Em São Paulo, o predomínio passa a ser de tempo seco, com quedas mais frequentes de temperatura. Em Brasília, o período seco se consolida, com dias ensolarados e baixa umidade. Já em Porto Alegre, a combinação de umidade e a entrada de ar frio deve provocar maior variação térmica no decorrer do mês.
Ao longo dos próximos meses, o outono deve se consolidar de forma gradual, substituindo o padrão típico de verão por um cenário de menos chuva no interior do país, avanço do tempo seco e quedas mais frequentes de temperatura, com reflexos diretos na rotina das cidades e na dinâmica de consumo.
Sobre a Nottus
A Nottus é uma empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios. Com equipe altamente qualificada, traduz o grande volume de dados sobre fenômenos climáticos em boletins analíticos claros e objetivos, com informações direcionadas aos interesses de seus clientes. A Nottus avalia e consolida referências dos principais modelos de previsão meteorológica, como os americanos Global Ensemble Forecast System (GEFS), Global Forecast System (GFS) e Climate Forecast System (CFS) e o modelo europeu European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), e também dados detalhados de monitoramento climático do Brasil para entregar soluções confiáveis e acessíveis ao público, valendo-se de tecnologia de ponta, análise de dados e machine learning, e também do olhar experiente e acurado de seus especialistas.
Leia mais: Unimed São Carlos inaugura setor de Costura Hospitalar própria









