Outubro Rosa inicia sem ginecologistas em São Carlos, denuncia vereador 

Vereador fez denúncia

Gestantes não conseguem fazer pré-natal, falta de profissionais afeta também testes preventivos e tratamentos”

O vereador Elton Carvalho (Republicanos) criticou na tribuna da última sessão da Câmara Municipal de São Carlos, realizada nesta terça-feira (5), a falta de atendimentos ginecológicos na atenção básica de saúde. O parlamentar reforçou que o problema é antigo e que, muitos parlamentares já cobraram, mas a solução depende da intervenção da Prefeitura.

“Ano após ano, nós cobramos a Prefeitura por providências no atendimento à saúde das mulheres, mas não viabilizam uma solução. É complicado, em pleno outubro rosa, uma gestante não conseguir fazer seu pré-natal, não ter suporte da rede de saúde, tanto em procedimentos preventivos, quanto em tratamentos de problemas mais graves. É lamentável”, afirmou Elton.

Segundo consta, houve a contratação de ginecologistas e psiquiatras com dispensa de licitação em junho, relatou o parlamentar. No entanto, três meses depois, os profissionais deixaram de atender na atenção básica. Segundo o parlamentar, estão sendo apurados os motivos, mas especula-se que seria por falta de pagamento ou da ausência da entrega das documentações solicitadas à empresa.

“Independente do motivo, quem paga o pato é a população. A Comissão de Saúde já está providenciando uma reunião entre Câmara, Prefeitura e a empresa para que os atendimentos sejam restabelecidos com a máxima urgência. É inadmissível que essa situação se sustente. Precisamos resolver esse problema para ontem”, finalizou Elton.