Pacote de obras para a Vila Prado impulsionarão desenvolvimento da região, diz Azuaite

Vereador Azuaite Martins de França: recursos de emendas para revitalização da rua Larga e instalação de portais nos acessos à Vila Prado


Revitalização da Rua Larga  e instalação de portais se somarão a grandes obras viárias

O vereador Azuaite Martins de França (Cidadania) destacou a importância da realização de obras viárias e intervenções urbanísticas na região da Vila Prado, que a seu ver representam uma indução ao desenvolvimento do comércio e serviços e da valorização imobiliária daquela vasta área da cidade. O parlamentar fez referência ao pacote de obras a ser implementado pela concessionária de ferrovia Rumo Logística e pelo governo estadual, mediante convênio com a Prefeitura de São Carlos.

Azuaite também contribui para a realização de melhorias no bairro por meio da destinação de verba de emenda parlamentar para obras de revitalização da Avenida Doutor Teixeira de Barros (Rua Larga) com serviços de ajardinamento dos canteiros centrais, colocação de bancos, readequação do piso e outros serviços de “repaginação” do local, que já recebeu nova iluminação e é um cartão postal da cidade.

O secretário municipal de Obras Públicas, João Muller, já adiantou que técnicos da secretaria irão realizar um levantamento para definir os detalhes do projeto e valores do investimento para execução das obras para melhorar o aspecto da Avenida, que é um corredor comercial da Vila Prado. 

Ainda com recursos de emenda, o vereador propõe a instalação de dois portais nos acessos à Vila Prado no pontilhão da Praça Itália e no viaduto “Antonio Massei”, ao lado do Senai.

Azuaite enalteceu a formalização de convênio da Prefeitura com o governo estadual para a liberação de recursos  para obras de pavimentação e drenagem do Parque São José e também enfatizou as obras projetadas pela empresa Rumo: duplicação da passagem inferior da Praça Itália, com 4 pistas;  duplicação do viaduto da Estação Ferroviária e da passagem sobre a linha na Vila Morumbi, na região da CDHU, com a construção de passarela para pedestres com três rotatórias. Um investimento total de R$ 50 milhões.

“Essas obras vão resolver uma série de problemas”, disse o vereador, que também apontou para os recursos de R$ 10,6 milhões a serem repassados pelo governo de São Paulo.

Ressaltou que as obras se referem a acessos da Vila Prado e outros bairros do distrito de Ana Prado ao centro histórico da cidade. “O Distrito de Ana Prado cresceu como bairro operário, onde moravam os trabalhadores da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, enquanto a burguesia ficava do outro lado, da frente da estação ferroviária, e a via férrea representou sempre um bloqueio à passagem, transformando a Vila Prado em bairro com características especiais e com uma cultura própria”, explicou.

Azuaite também frisou a importância  da obra do muro de contenção no Jardim Gonzaga. Ele observou que há muito tempo se busca a liberação da passagem na continuação da Avenida Heitor Reali até a Vila Morumbi e  também enfatizou a realização de obra de drenagem para a resolução de problemas da Travessa 8 (rua Itália), de modo a não afetar o bairro Lagoa Serena, e o muro de contenção no Jardim Gonzaga.

“Quando é possível elogiar eu elogio a administração – como fiz em outros governos que apresentaram projetos e foram buscar recursos em Brasília para realizar as obras que estaremos assistindo”, disse. Ele assinalou a importância das obras para o destravamento do trânsito e a maior integração entre os bairros.

 “Investir em serviços de urbanização e obras viárias se reflete na melhoria da qualidade de vida, estrutura o crescimento da cidade e ao mesmo tempo as obras de drenagem são fundamentais para a superação de antigos problemas que São Carlos enfrenta”, completou.