País da Ásia fecha fronteiras por causa da Peste

A Mongólia, país asiático, determinou o fechamento de fronteiras com a Rússia depois que autoridades detectaram a morte de suas pessoas com sintomas da Peste Negra, doença que teve auge na Idade Média, e devastou parte do planeta. Os casos se deram na cidade de Tsetseg, província ocidental de Khov, de acordo com o Centro Nacional de Doenças Zoonóticas do país.

Segundo consta, as vítimas se contaminaram depois de comerem carne crua de marmota contaminada, após a ingestão os sintomas surgiram. O consumo de carne de marmota, apesar de proibido no país por restrições sanitárias, ainda é muito comum.

As autoridades sanitárias coletaram material de mais de 150 pessoas para testes, porém ainda não há resultado dos exames. A famosa Peste Negra acabou com a população da Europa no século 14, é causada por uma bactéria chamada yersina pestis, que vive nos roedores, e pode ser transmitida por picadas de pulgas infectadas. Os principais sintomas são: inchaço nos gânglios linfáticos na virilha, axila e pescoço, febre alta e supurações (formação de pus).

Imagem de chris s por Pixabay