Para conter propagação da COVID-19, Airton e Ferraz prometem endurecer fiscalização em São Carlos

Reunião foi neste domingo

O prefeito Airton Garcia e o vice-prefeito Edson Ferraz participaram na manhã deste domingo (14/02), no Paço Municipal, de uma videoconferência com os prefeitos dos 24 municípios que fazem parte da Diretoria Regional de Saúde (DRS III – Araraquara).


A videoconferência foi coordenada pela diretora técnica de Serviço de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela DRS III, Sônia Regina Souza Silva e por Edna Martins, diretora de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado. O assunto principal foram as variantes do novo coronavírus.


A Prefeitura de Araraquara anunciou que novas cepas estão circulando no município desde a última sexta-feira (12/02) e, por isso, decretou lockdown nos próximos 15 dias, endurecendo as medidas de isolamento social no município, já que os leitos de enfermaria e de UTI operam próximos da ocupação total.


A DRS III e a Diretoria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado, confirmaram que o Estado de São Paulo não tem mais equipamentos disponíveis para a abertura de novos leitos de UTI, mas que as cidades podem fazer como São Carlos, que possui equipamentos e vai abrir 12 novos leitos na Santa Casa com o custeio do Governo do Estado.
Outra decisão tomada durante a videoconferência, é que cada cidade tomará as medidas que julgarem necessárias para coibir a aglomeração e manter o distanciamento social.


Os municípios também pediram ao Governo do Estado a interrupção das aulas presenciais nas escolas estaduais nas cidades que estão na fase vermelha do Plano São Paulo. Não teve uma definição sobre essa solicitação, mas a equipe ficou de analisar a reivindicação.


“Por enquanto não temos a comprovação de que essas variantes já estejam circulando em São Carlos, porém entendemos que isso pode acontecer rapidamente. As cidades são muito próximas e as pessoas circulam muito nesse trecho. Vamos redobrar a atenção, endurecer a fiscalização ainda mais e, se necessário, em consonância com o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, podemos ser mais restritivos. A população precisa nos ajudar com relação aos cumprimentos dos protocolos sanitários, porque se isso não ocorrer, claro, não teremos outra opção”, avaliou o prefeito Airton Garcia.


Para o vice-prefeito Edson Ferraz, a situação requer sacrifício de todos para conter a contaminação. “Não podemos perder o controle da doença na nossa região, por isso imploramos para que as pessoas mantenham o distanciamento social, não promovam aglomerações, usem máscaras e álcool em gel e quem já tem direito, tome a vacina. Vamos abrir 12 novos leitos de UTI/SUS, mas se não diminuirmos a contaminação, nada vai adiantar. É preciso união para sairmos dessa situação extremamente grave, com a maior rapidez possível”, finaliza Edson Ferraz.


Nesta segunda-feira (15/02) o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus vai se reunir novamente com diversos segmentos da sociedade para avaliar os cumprimentos do Plano SP, fase vermelha e possível endurecimento das regras.
São Carlos está com 9.092 casos positivos para COVID-19 e 117 mortes confirmadas.