Para incentivar qualificação e empreendedorismo, Casa da Juventude chega à Região Central

Vice estará em SC

Governo do Estado anuncia a construção de unidades nos municípios de Américo Brasiliense e Taquaritinga


O Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia autorizou, nesta sexta-feira (2/7), a instalação de duas Casas da Juventude na região Central do estado. As unidades serão construídas nos municípios de Américo Brasiliense e Taquaritinga por meio de convênio a ser firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). O investimento do Estado será de R$ 1,4 milhão.


A Casa da Juventude oferecerá espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. Os ambientes terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.


“A Casa da Juventude é um projeto inovador que o Estado se propôs a levar para a mocidade paulista. É muito importante que os municípios possam contar com o Governo do Estado para estimular a juventude, principalmente para o desenvolvimento da região como um todo”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.


O projeto é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Subsecretaria da Juventude, e em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Cultura e Economia Criativa; e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A Pasta de Desenvolvimento Regional fará a articulação com as Prefeituras e formalizar os convênios para a construção dos espaços.


“Após lançamos o projeto, Prefeitos de todas as regiões do Estado entraram em contato com a Subsecretaria da Juventude com o interesse em levar a Casa da Juventude para suas cidades. Analisamos as cidades aptas a receber as unidades com base na obrigatoriedade de conter um Conselho Municipal de Juventude e ter a população menor que 150 mil habitantes. Com alegria podemos hoje anunciar a construção de duas unidades na região Central do Estado”, explicou o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.


As Prefeituras vão indicar terrenos e ficarão responsáveis pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O Estado financiará prédios com área construída de 240m², em estrutura metálica e alvenaria. O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.


Agora, a Pasta de Desenvolvimento Regional, por meio da Subsecretaria de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais, aguarda as Prefeituras de Américo Brasiliense e Taquaritinga encaminharem os projetos executivos das obras para formalização do convênio.