Parque Ecológico: Filhote de Cervo do Pantanal recebe o nome de Mel

Mel vive no Parque Ecológico

O Parque Ecológico de São Carlos realizou uma eleição para a escolha do nome da nova moradora do local. A filhotinha de Cervo do Pantanal (Blastocerus dichothomus), que nasceu no dia 9 de abril, recebeu o nome de “Mel”.


Os frequentadores do espaço votaram nos dias 21 e 22 de maio e Mel foi o nome escolhido com a maioria dos votos. Dos 1.494 votos válidos, Mel recebeu 460, entre as seis opções colocadas à disposição dos eleitores. Os demais nomes receberam a seguinte votação: Jade (336), Sol (258), Lili (194), Paola (154) e Lia (92). Brancos e nulos somam 19 votos.


O Cervo do Pantanal é o maior cervídeo sul-americano, podendo pesar até 125 quilos e ter até 127 centímetros de altura. Os machos são um pouco maiores que as fêmeas e possuem chifres ramificados. Os cascos são longos e podem se abrir até cerca de 10 centímetros, graças à presença de uma membrana interdigital, o que é uma adaptação ao deslocamento em ambientes inundados. A gestação dura entre 251 e 271 dias, e as fêmeas dão à luz um filhote por vez.


A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) consideram a espécie como “vulnerável” e sua área de distribuição geográfica foi radicalmente reduzida a partir do século XX. As principais ameaças são a alteração do habitat por conta da construção de usinas hidrelétricas, as doenças advindas de animais domésticos, como a febre aftosa e a caça, principalmente como troféu.


Em 2018, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), e neste acordo, o Cervo do Pantanal é uma das 25 espécies do Programa de Manejo Ex-situ, no qual o Parque Ecológico de São Carlos está inserido e também recebeu o título de “Padrinho do Cervo do Pantanal”, pelo trabalho desenvolvido para a conservação da espécie.


Com mais este nascimento, o Parque Ecológico de São Carlos já contabiliza 17 nascimentos de Cervos do Pantanal na instituição, e estes filhotes, hoje já adultos, encontram-se em outras instituições também participantes do Programa de Manejo Ex-situ.


Quem quiser conhecer a “Mel”, o Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, no km 2. O horário de atendimento é de terça a domingo das 8h às 16h30. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.