Passeio ciclístico em Rio Claro tem 1.000 inscritos

No próximo dia 26 de agosto as ruas próximas ao Aeroclube de Rio Claro/SP serão tomadas por 1.000 bikes. Isso mesmo! A informação da participação expressiva foi confirmada na última segunda-feira (13), pela direção da Unidade Rio Claro do Serviço Social do Transporte (SEST) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), promotores do evento.

“A meta de 1.000 inscritos foi atingida com todos os participantes ligados ao setor do transporte. Esta será a 3ª edição do Circuito Ciclístico promovido pela entidade”, anunciou Cristiane Gobesso, diretora do SEST SENAT Rio Claro.

Rio Claro tem pouco mais de 200.000 habitantes e cerca de 110.000 bicicletas, segundo dados da prefeitura local. Além de um relevo majoritariamente plano, com topografia favorável e que facilita a locomoção por meio das ‘magrelas’, a cidade possui ainda 6 km de ciclovias e outros 28 km de ciclofaixas, que são faixas reservadas aos usuários deste meio de transporte. “O município está entre aqueles, em todo o país, onde há grande relação entre trabalhadores que se utilizam da bicicleta como forma de deslocamento até o local de trabalho”, destaca Cristiane.

O SEST SENAT está realizando um evento como esta natureza por estado. Em São Paulo, a cidade escolhida foi novamente Rio Claro. “A cidade tem vocação para o ciclismo. Além dos trabalhadores, muitas pessoas utilizam a bike para passeios e lazer, além de termos a presença de diversos grupos de aficionados pela modalidade como competição esportiva, seja em asfalto ou terra. Temos até o nosso pólo olímpico da categoria mountain bike no município”, lembra a diretora da entidade.

“O passeio ciclístico é uma forma de mobilizar os trabalhadores e conscientizá-los para a adoção de uma atividade física freqüente. Além disso, será uma grande confraternização entre aqueles que nutrem paixão pela bicicleta. Todo participantes ganhará um kit contendo uma camiseta do evento, medalha e uma mochila-saco. Teremos sorteio de brindes, banda para animar a todos os presentes, além de um café da manhã após o término do passeio”, detalha Alan Giuseppe, coordenador de promoção social da Unidade SEST SENAT Rio Claro.

Segundo ele, a concentração será a partir das 8 horas na avenida presidente Kennedy e o percurso contará com duas voltas ao redor do Aeroclube de Rio Claro, totalizando 8 km de distância percorrida. A largada acontece às 9 horas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-1710.