PEC que discute extensão de mandato de prefeitos e vereadores é discutida no Conexidades

Tendo como foco principal a discussão dos assuntos de interesse dos municípios, o CONEXIDADES abordou um tema de extrema relevância para momento atual da política brasileira: a PEC 56. Na ocasião, a mesa presidida pelo Deputado Federal Geninho Zuliani explanou sobre as mudanças propostas pela emenda, que tem como objetivo principal a unificação das eleições em âmbitos federais, estaduais e municipais.

Para o Presidente da UVESP, Sebastião Misiara, é preciso ter união dos municípios para garantir essa aprovação. “Esse assunto nos interessa não pela vaidade pessoal, mas para o bem do Brasil. Precisamos de uma união sólida e forte para oxigenarmos o sentimento municipalista e reivindicar aquilo que, não é para nós, mas sim para toda a população”, reforçou.

Segundo Geninho, com a unificação dos pleitos, o país vai deixar de gastar cerca de 3 bilhões de reais. Além disso, o alinhamento de gestão do Presidente da República ao Vereador é extremamente benéfico para toda a sociedade. Apresentando alguns detalhes técnicos da proposta, o representante da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Marcelo Barbieri, falou sobre as pautas que estão sendo debatidas, como o fim da reeleição dos cargos executivos e a instituição de mandatos de cinco anos. “Achamos que o debate municipalista vai ganhar muito mais relevância com a unificação. Se isso acontecer, a questão vai ganhar importância. Não é apenas uma prorrogação de mandato. É muito mais. Se trata de um entendimento de que o país precisa disso para se beneficiar nos próximos 50, 100 anos. Vai ter uma implicância em nosso futuro e no fortalecimento da nossa democracia”, afirmou Barbieri. Ainda de acordo com Barbieri, outro aspecto bastante relevante em favor da PEC é a não-suspensão dos convênios a cada dois anos. “Com os pleitos ocorrendo a cada dois anos, temos a suspensão dos convênios e isso traz grandes prejuízos. Os municípios são penalizados duas vezes, tanto na eleição federal, quanto na municipal”, completou.

A Prefeita de Lourdes, Gisele Tonchis, uma das principais articuladoras do movimento no Estado de São Paulo, ressaltou da importância de todo o municipalismo caminhar junto para conquistar essa emenda e ainda convocou a todos os presentes para se reunirem em Brasília, no próximo dia 11 de junho, quando serão traçadas as estratégias da PEC 56.

A mesa ainda contou com a presença do Presidente da UVB, Gilson Conzatti, que ratificou a importância de ser municipalista no discurso e nas ações, e da necessidade de que prefeitos e vereadores caminhem lado a lado para alcançar esse objetivo. “Os vereadores têm que entender seu papel e sua força política”, salientou.

Além do Prefeito de Braúna, Flávio Giussani e dos vereadores Timba, de Assis, e Cláudio Evangelista, de Teodoro Sampaio.