Pedagogia de emergência é tema de encontro virtual gratuito

Pedagogo Reinaldo Nascimento, co-fundador da abordagem no país, vai debater sobre técnicas para cuidar de crianças vítimas de conflitos e tragédias nesta quarta-feira (7), às 18h30

 

O pedagogo Reinaldo Nascimento, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de São Carlos (SP) e Associação Caliandra, realiza nesta quarta-feira (7), às 18h30, um encontro virtual para debater sobre a pedagogia de emergência, abordagem voltada a crianças e adultos em situação de trauma.

O evento ‘Quando a crise se transforma em oportunidade’ será transmitido gratuitamente pelo canal do Centro de Formação dos Profissionais de Educação (CeFPE) no Youtube e é aberto ao público. Os interessados poderão acompanhar o evento ao vivo e interagir com os participantes.

Na oportunidade, além de dividir o contexto do surgimento dessa pedagogia, Nascimento também vai apresentar jogos, brincadeiras e práticas para serem incluídas nas salas de aula.

 

O que é pedagogia de emergência?

O pedagogo Reinaldo Nascimento é co-fundador da Pedagogia de Emergência no Brasil e utiliza técnicas para cuidar de crianças vítimas de conflitos e tragédias. Essa abordagem, segundo ele, possibilita diminuir o sofrimento das crianças que estão confinadas em casa, longe dos amigos e da escola.  

 

Nascimento afirma que é possível lidar com traumas usando arte e brincadeiras. “A Pedagogia de Emergência é uma abordagem de educação voltada a crianças e adultos em situação de trauma”, relata o pedagogo.  

A técnica foi criada pelo professor alemão Bernd Ruf e utiliza princípios da pedagogia Waldorf, que defende a utilização de recursos artísticos e de expressão corporal para lidar com situações extremas.  

Para educadores e responsáveis por crianças, o conhecimento da Pedagogia da Emergência é um importante aliado para melhor administrar comportamentos novos e desafiadores das crianças agora ou após a volta às aulas.