Pedal solidário arrecada recursos para a nefrologia da Santa Casa

Dorival Carlos de Oliveira (à esquerda) é paciente da Nefrologia da Santa Casa há 16 anos e participou do evento com um amigo. Foto: Comunicação Santa Casa

A 1ª edição do Pedala Nefro foi realizada na manhã de domingo (15), no Parque do Kartódromo. Verba será usada para trazer maior conforto aos pacientes da hemodiálise.

A 1ª edição do Pedala Nefro foi realizada na manhã deste domingo (15), no Parque do Kartódromo, em São Carlos, e contou com a participação de cerca de 700 pessoas, segundo a organização.

O evento, parceria da ONG Pedala São Carlos e Santa Casa, teve como objetivo arrecadar R$ 61.496,00 para montar o CiNefro, uma estrutura para exibir filmes durante as sessões de hemodiálise.

De acordo com o coordenador da ONG Pedala São Carlos, Everson Coxinha, foram vendidas cerca de 700 camisetas. “Estou muito contente com o público aqui. Foram três meses trabalhando em conjunto com a Santa Casa, com todos os setores envolvidos”, afirmou.

O balanço completo dos valores arrecadados com as inscrições e doações será divulgado pela ONG nos próximos dias. Ainda segundo o coordenador da ONG, essa 1ª edição foi um sucesso. “Os ciclistas são unidos e gostam desses eventos solidários. O ciclista é solidário. Então é muito importante a gente estar promovendo esse tipo de evento, porque todo mundo ganha: a sociedade, o ciclismo e os pacientes atendidos na Santa Casa”, disse Coxinha.

Para o vice-diretor técnico da Santa Casa, Dr. Roberto Muniz Júnior, a mobilização da sociedade civil em prol de um hospital filantrópico é fundamental. “A gente precisa cada vez mais fortalecer esse tipo de evento, porque o hospital é da população, é do povo. À medida que a gente consegue captar recursos e levar saúde para todo mundo, esse tipo de iniciativa é fundamental”, afirmou.

O paciente Dorival Carlos de Oliveira, de 58 anos, que realiza hemodiálise na Santa Casa há 16 anos, participou do pedal para ajudar na criação do CiNefro. “Vai ser interessante, porque eu serei ajudado e vai ajudar a Santa Casa também. Esse tratamento, se fosse para pagar, seria muito caro. Então a gente participa para ajudar. Eu convidei alguns colegas e estamos todos apoiando”, explicou.

CINEFRO E HUMANIZAÇÃO DO TRATAMENTO

A Nefrologia da Santa Casa atualmente atende 225 pacientes crônicos, que passam por sessões de hemodiálise três vezes por semana. Como a duração diária do tratamento é de quatro horas, em média, a criação do CiNefro possibilitará uma melhoria do serviço de humanização.

“A proposta é melhorar a assistência a esses pacientes. Nós não atendemos apenas São Carlos, atendemos mais cinco cidades. O contexto é de humanização da assistência. E no que consiste a humanização? Tornar o tratamento mais próximo do bem-estar que o paciente tem na casa dele”, afirmou Elio Vieira da Silva, responsável técnico pelo Serviço de Nefrologia da Santa Casa.

A coordenadora do Centro Integrado de Humanização da Santa Casa, Juliana Tedesco, disse que o evento foi um passo importante no processo de melhoria do serviço oferecido aos pacientes da Nefrologia. “Esse evento foi organizado justamente para conseguir fundos para organizar a parte de humanização da nossa nefrologia, com a criação desse cinema, com televisão e a parte sonora.

Com isso, vamos poder dar mais qualidade de atendimento a esses pacientes”, disse.

PASSEIO CICLÍSTICO

O Pedala Nefro contou com diferentes modalidades: passeio ciclístico de 40 Km, 25 Km e caminhada de 6 km com o ciclismo kids.

Os participantes também contaram com carro de apoio, ambulância e trajeto sinalizado.

Além disso, 16 alunos do segundo módulo do Curso Técnico de Enfermagem, oferecido no Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa (IEP), orientados por professores, aferiram a pressão e glicemia dos ciclistas.

“É importante para avaliar a condição física do atleta antes e após a atividade física, para ver o comportamento hemodinâmico dele. É um espaço importante para os alunos atuarem nas ações sociais de avaliação em saúde”, explicou a gerente de práticas educacionais do IEP, Vanísia Sulpino.

VICE-PREFEITO E PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA ELOGIAM INICIATIVA

Representando a Prefeitura de São Carlos, o vice-prefeito Edson Ferraz esteve presente no evento e elogiou a iniciativa. “É uma parceria importante. Além de conseguir recursos para a Santa Casa, você dá oportunidade de participação em uma modalidade única aqui na Praça do Kartódromo. Quem ganha com isso é a cidade de São Carlos. Acho que outras ações dessas têm que ser realizadas e ter todo o apoio da Prefeitura de São Carlos”, disse.

Já o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes (MDB), ressaltou que deve haver cada vez mais a união da população e do poder público em prol da saúde. “Quando convocam a população para essas iniciativas, ela está pronta para ajudar. Nós, que somos do poder público, também temos que fazer a nossa parte. A Comissão de Saúde tem trabalhado bastante para a gente buscar caminhos melhores para a saúde pública da cidade de São Carlos”, afirmou.

SORTEIO DE BRINDES E SHOW MUSICAL

Após os participantes voltarem dos percursos, foram sorteados vários brindes e duas bicicletas aro 29.

Além disso, o encerramento da 1ª edição do Pedala Nefro contou com o show de Marcos Carreri e banda (Fabiano Nunes – Baixo e Voz; Murilo Barbosa -Teclado e Voz; Rebeca Remp – Bateria; e Thiago Carreri – Guitarra e Voz), que, de forma voluntária, levaram ao público o melhor do Pop Rock e composições autorais.

“A música é uma coisa maravilhosa, que conecta todo mundo, traz entretenimento, alegria. Para nós, é uma satisfação enorme estar participando deste evento, organizado com muito amor e carinho”, disse Marcos Carreri.

VOCÊ AINDA PODE CONTRIBUIR

Quem não conseguiu participar do Pedala Nefro, mas deseja contribuir para a melhoria do serviço de Nefrologia do hospital, pode fazer doações através de uma dessas opções:

– PIX do Pedala São Carlos (CNPJ – 41.038.907/0001-27).

– Depósito bancário na conta do Pedala São Carlos (BANCO DO BRASIL – AG 6509-9 – CC 32.662- 3).

– Central de Captação de Recursos da Santa Casa  (16) 3509-1270 ou (16) 99230-9294 (WhatsApp).