Pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde já podem receber a dose adicional da vacina contra a Covid-19 a partir de segunda

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que a partir desta segunda-feira (04/10), pessoas com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde já tem direito de receber a dose adicional (terceira dose) da vacina contra a COVID-19. A única exigência é já tenham recebido a segunda dose há 6 meses.

São Carlos permanece vacinando pessoas com 12 anos ou mais e aplicando a segunda dose de todos os imunizantes, além da terceira dose, chamada dose de reforço, também nos imunossuprimidos. O imunizante Pfizer continua sendo antecipado. Quem já recebeu a primeira dose do imunizante deve calcular 28 dias antes da data registrada na carteira de vacinação para antecipar a segunda dose.

De segunda a sexta-feira a Secretaria de Saúde oferece 6 postos de vacinação, sendo 3 com agendamento e 3 sem agendamento. Com agendamento eletrônico estão disponíveis a Unidade Básica de Saúde (UBS’s) do Cidade Aracy, das 7h30 às 16h30 e os postos volantes com sistema drive-thru da FESC, na Vila Nery e no Shopping Iguatemi, das 8h às 14h. Para se vacinar nestes locais é necessário realizar o agendamento eletrônico no site da Prefeitura Municipal de São Carlos no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/fila.

Já sem agendamento é possível ser imunizado no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30; na Fundação Pró-Memória, localizada na Estação Ferroviária, na Praça Antônio Prado, no Centro, das 8h às 14h ou na Paróquia São Nicolau de Flue, localizada na rua Dr. Pedro Raimundo, nº 80, na Vila Carmem, sendo que as segundas, quartas e sextas o horário é das 8h às 17h e as terças e quintas tem horário estendido, das 10h às 19h.

Quem vai receber a segunda dose ou a dose de reforço não precisa fazer novo cadastro no Vacina Já, bastando comparecer com a carteira de vacinação e documento pessoal com foto e CPF.

Para fazer a primeira dose é necessário fazer o cadastro no http://www.vacinaja.sp.gov.br e preencher os dados. O comprovante de endereço é obrigatório.

Os menores de idade desacompanhados devem apresentar o termo de assentimento preenchido e assinado juntamente com um documento pessoal do responsável legal que assinou o Termo. Adolescentes acompanhados pelo responsável devem portar o termo preenchido e documentos pessoais de ambos com foto e CPF. O termo de assentimento está disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/TermoAssentimento-12a17anos.pdf.