Por volta das 18h20 de ontem, 24, na rua Santa Rufina, em Ibaté foi registrada a ocorrência de salvamento de um cadeirante engasgado, por parte da Polícia Militar. No local do fato, o Cabo Marcel constatou que um rapaz que é cadeirante estava engasgado, praticamente sem respiração, com o tom da pele avermelhado e quase desmaiando porque tinha engasgado com um pedaço de alimento.
Percebendo a urgência com o cadeirante engasgado, o Policial Militar promoveu a Manobra de Heimilich e foi neste momento que a vítima cuspiu o alimento que estava lhe obstruindo a garganta. Depois da ação do Cabo Marcel, o rapaz foi voltando ao seu estado normal. A ambulância municipal compareceu na ocorrência, mas a família não quis levar o rapaz ao hospital, ele ficou aos cuidados dos familiares.
A ocorrência foi registrada pelos Cabos Jeferson e Marcel.
Como é a manobra que salvou o cadeirante engasgado?
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Leia mais: DDM prende cabeleireiro em São Carlos