Por que as pessoas andam na Marginal sem máscara?

Temos 123 internados, UTI a 100% de ocupação e 189 mortes, provavelmente devemos passar das 200, infelizmente, devido a esse sortilégio macabro que tem sido essa pandemia e mesmo assim tem gente que ainda não entendeu que na rua se faz fundamental o uso de máscara.

Na manhã desta terça, 23, precisei ir até a padaria e sai de carro, depois de uns dias de confinamento em casa, e notei que as pessoas continuam fazendo seu exercício matinal na Marginal e o mais interessante foi ver como a maioria estava: com a máscara no nariz, ouvindo música ou então sem a máscara, tinha até bolinho na esquina da Rosário, ali na Totó Leite com a avenida Comendador Alfredo Maffei conversando como se nada estivesse acontecendo.

Notei que as pessoas se cruzavam, muitas delas passavam umas pelas outras, ofegantes, correndo e sem a maldita máscara que protege contra os perdigotos da boca alheia. O mesmo tem acontecido na Marginal do SESC, pessoas treinam sem máscara, muitos ficam do mesmo jeito como se vivêssemos dias comuns. Só ontem, batemos o recorde de gente internada em São Carlos, a contaminação é altíssima, há espera de pelo menos dez horas no Covidário e o número de pessoas que tem procurado aquela instalação é recorde.

Eu sou um pedestre convicto, como uso óculos e não enxergo nada sem ele, não me arrisco mais a jogar futebol, por isso escolhi andar e nas condições normais fazia 20 mil passos diários, porém com esse isolamento forçado tenho andado dentro de casa e chego nos dez a doze mil passos para tentar manter alguma atividade, não vou mais à Marginal fazer caminhada porque as pessoas estão andando sem máscara no auge de mortes e contaminação da pandemia em São Carlos e no resto do Brasil e fico me perguntando: será que eles não sabem que 2 a 3 mil brasileiros estão morrendo diariamente por causa da COVID-19? Ou eles não estão ligando para a vida mesmo?

A COVID se propaga no ar e se uma pessoa contaminada estiver andando sem máscara na Marginal seu “spray” pode sair voando através do vento e atingir você, que sem máscara, poderá ganhar um vírus mortal de presente. Fico aqui me perguntando qual seria a dificuldade em entender isso e compreender que essa doença mata e vai matando sufocada a sua vítima. Esse pessoal ainda não entendeu isso?

O tempo é de guerra, o período é duríssimo, fazer exercício é importante sim, isso é parte de um corpo são, mas procurem se proteger porque em São Carlos NÃO temos mais vagas na UTI e as UPAs estão tomadas por pacientes. Entendam, a COVID é a terceira guerra mundial, ou lutamos contra ela e esperamos a vacina ou nosso fim será bem trágico.

Renato Chimirri

Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay