Por que não criticam o pai ausente?

A propaganda com Thammy Miranda realizada pela Natura vem sendo debatida nas redes sociais com pessoas que apoiam a iniciativa, alguns que respeitosamente são contra, e outros que simplesmente são idiotas e não sabem respeitar diferenças e partem para a agressão descabida e desmedida.

Mais que discutir a participação de Thammy na propaganda, o que deve ser discutido é o papel do pai atualmente. Afinal, o que é ser pai? Na visão deste modesto escriba, ser pai, acima de tudo, é ser presente na vida do filho ou filha. O relacionamento pode ter acabado, mas a presença do pai na vida da criança é fundamental. De que adianta ser pai biológico e simplesmente não ligar para a criança e largar toda a responsabilidade nos ombros de uma mãe que carregará isso pelo resto de sua vida?

O pai é uma figura importante na formação da criança, isso se ele souber o papel que tem. O pai não vai substituir a mamãe, ele não está lá para “roubar” aquele espaço, ao contrário, o pai tem seu campo de atuação determinado e, sobretudo, sua função é dar amor, ensinar respeito e ajudar no que for preciso nas necessidades do filho (a).

O pai pode também ser um porto seguro, ele não pode e não deve ser um ausente, achar que a responsabilidade não é com ele, pois isso além de prejudicar sua companheira ou ex-companheira também refletirá na constituição da personalidade da filha (o) que está se solidificando ao longo do processo de desenvolvimento humano.

Ser pai é graça e o homem deve entender isso, não é um fardo, não é uma doença, ser pai é afeto, laço, ligação, viver o dia a dia da criança e dar a mão à ela quando a necessidade urgir. A mão daquele pai presente pode fazer toda a diferença no futuro.

Os homens, não todos, uma parcela, ainda não compreendeu a responsabilidade que se tem nos ombros ao ser chamado de pai. Muitos acham que isso é apenas um rótulo, um título que lhe dá alguma nobreza. Porém, sinto informar que ser pai pode ser um caminho de dor e sofrimento, mas que também terá seus momentos de alegria e encanto, porque na vida só a certeza da morte parece ser constante, o resto acaba se modificando.

Criticar a propaganda com Thammy Miranda é muito raso, pouco, pequeno, é apenas demonstrar preconceito. As pessoas estão com a mente pesada, esquecem pais ausentes e apenas descem o porrete numa propaganda. Talvez, o espelho dessa gente esteja opaco. Vai saber, né?

 

Renato Chimirri

 

Imagem de skalekar1992 por Pixabay