Prefeitura anuncia mudanças viárias na região da Praça Itália e Jesuíno para melhorar fluxo do trânsito em São Carlos

Prefeitura anuncia mudanças viárias na região da Praça Itália e Jesuíno para melhorar fluxo do trânsito em São Carlos
Prefeitura anuncia mudanças viárias na região da Praça Itália e Jesuíno para melhorar fluxo do trânsito em São Carlos

A Prefeitura de São Carlos anunciou que deve iniciar a partir do mês de março uma importante intervenção viária na região da Praça Itália, considerada um dos principais gargalos de trânsito da cidade. A medida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município e tem como objetivo melhorar o escoamento de veículos em um trecho de intenso fluxo.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, estudos técnicos identificaram a necessidade de mudanças no complexo viário que envolve a Praça Itália, a rotatória da Escola Jesuíno de Arruda e a Rua João Lourenço Rodrigues.

“Atualmente, essa via funciona apenas no sentido bairro-centro. Com base nos estudos, vamos reabrir a Rua João Lourenço Rodrigues também no sentido centro-bairro, tornando o trecho novamente bidirecional. Isso deve melhorar significativamente o fluxo de veículos, especialmente para quem segue em direção à Avenida República do Líbano”, explicou o secretário.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que realizou análises técnicas sobre o comportamento do tráfego na região. Além disso, equipes da Secretaria utilizaram drones para sobrevoos e monitoramento, permitindo uma avaliação mais precisa dos pontos de congestionamento.

Dentro do mesmo pacote de intervenções, também está prevista a readequação dos tempos de semáforos na região, com o objetivo de garantir maior fluidez e reduzir retenções nos horários de pico.

Praça Itália e Jesuíno são demandas apresentadas

Segundo Yabuki, a demanda por melhorias no local vinha sendo constantemente apresentada por vereadores e pela própria população. “Essas solicitações chegaram até nós de diversas formas. Com base nisso, nossos técnicos, em conjunto com a USP, elaboraram o estudo que agora começa a sair do papel”, afirmou.

A expectativa da administração municipal é que as mudanças tragam impactos positivos para a mobilidade urbana, proporcionando mais segurança e agilidade no deslocamento de motoristas e pedestres que utilizam diariamente a região da Praça Itália.

Leia mais: Homem é vítima de estelionato em São Carlos e fica com prejuízo superior a R$ 13 mil