Preço dos combustíveis deve subir novamente na região

O Núcleo Postos Ribeirão Preto informa que aumentos frequentes nos combustíveis realizados nos últimos dias pela Petrobras e, consequentemente, pelas distribuidoras, dificultam aos postos revendedores absorver os repasses. Diante desse cenário, os preços do etanol, gasolina e diesel poderão sofrer reajustes a partir deste final de semana.

“As usinas seguraram os estoques por mais tempo, por isso o aumento do custo está mais intenso do que o ano passado”, diz Silvio Capelão, integrante do Núcleo Postos.

Análise: O Núcleo Postos Ribeirão Preto consultou o Prof. Dr. Marcos Fava Neves, pós-doutor em planejamento e estratégia no Agronegócio e docente da FEA-USP e FGV, sobre essa mudança no cenário. De acordo com ele, o preço do etanol subiu porque houve um aumento de consumo ao longo de 2018, tendência que vem se mantendo. Além disso, este é o período de entressafra, momento em que as usinas interrompem a produção de etanol e trabalham apenas com os estoques remanescentes. “Maior procura com menor oferta resulta em preços maiores. Quando a safra 2019 for iniciada, a tendência é de que o preço caia”, explica.

 

Sobre o Núcleo Postos – Criado em 29 de julho de 2018, o grupo, integrante do Programa Empreender, da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto)-, reúne 85 postos de combustíveis, o equivalente a 50% do mercado local. Um de seus principais objetivos dialogar de forma transparente com a sociedade para mostrar que o setor não é um vilão. Acesse www.nucleopostos.com.br e confira diversas informações de interesse do consumidor que são atualizadas constantemente, inclusive com perguntas frequentes.