Prefeitos da Região Central se reúnem neste domingo para debater crise da COVID-19

A reportagem apurou com exclusividade na noite deste sábado, 13, que os prefeitos da região central farão amanhã, dia 14, uma reunião virtual onde a pauta devem ser as novas cepas de COVID-19 tanto do Reino Unido, como a de Manaus que já estão em nossa regional.

Ontem, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, anunciou que as cepas britânica e amazonense estão em sua cidade. Na noite deste sábado, um áudio que circula pelas redes sociais dá conta de que o governo estadual pediu à Santa Casa de São Carlos montar mais 5 leitos de UTI no hospital até terça-feira, dia 16, porque a cepa de Manaus já circula no município. Quem protagoniza o áudio é o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Jr.

Uma cidade que é próxima de São Carlos, mas não faz parte da regional de saúde do Centro do Estado, que é Jaú, também confirmou a presença da cepa de Manaus em três amostras analisadas pelo Instituto Adolpho Lutz.

O fato é que há tempos a reportagem do São Carlos em Rede antecipou que as cepas poderiam estar correndo pela região devido a mudança no perfil de internações nos hospitais com mais tempo e mais óbitos dos pacientes, bem como a necessidade de hemodiálise nos internados com COVID-19.

Imagem de Wilfried Pohnke por Pixabay