Prefeitura de São Carlos amplia serviço de abordagem social

Serviço é ampliado

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social está ampliando o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) a partir deste fim de semana. As chamadas abordagens sociais passam a ser realizadas por equipes da Associação Comunidade Missionária Divina Misericórdia, entidade conveniada e que por meio de termo de colaboração, também assume a realização.


O município sempre realizou as rondas no período diurno e no inverno também no período noturno, por meio da Operação Frente Fria, intensificando dessa forma o atendimento e acolhimento à população em situação de rua. Porém com a assinatura do novo termo o serviço será estendido, sendo realizado no período noturno em todos os dias da semana com abordagens e busca ativa, visando identificar a incidência de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres em situação de vulnerabilidade temporária e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.


“Essa equipe tem o importante papel de construir vínculos com essas pessoas abordadas, acompanhar e monitorar essas situações, através de atendimentos na rua e encaminhamentos para a rede de assistência social. Além disso, os profissionais da equipe do serviço especializado em abordagem social têm o papel de fazer o diagnóstico socioterritorial, isto é, construir informações e dados sobre as diferentes situações e os territórios onde elas se dão”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano.
Para a realização desse serviço foi assinado o Termo de Colaboração com a entidade Associação Comunidade Missionária Divina Misericórdia no valor de R$ 250 mil com recursos provenientes de emenda parlamentar conquistada pelo vereador Elton Carvalho junto ao deputado federal Marcos Pereira (Republicanos).


“Agradeço a sensibilidade do deputado ao destinar a emenda para que pudéssemos ampliar esse serviço tão importante para a população, principalmente por estar articulado com os demais serviços de proteção social. A abordagem social é a primeira entrada para os usuários terem acesso aos direitos”, avalia o vereador Elton Carvalho.


As abordagens serão realizadas de segunda a sexta-feira das 16h às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 22h.