Prefeitura de São Carlos antecipa vacinação contra a COVID de pessoas de 69 a 71 anos

Vacina é o caminho

A nova faixa etária já pode procurar as unidades e postos volantes a partir desta quinta-feira (25/03)

A Secretaria Municipal de Saúde, através do trabalho integrado do Departamento de Vigilância em Saúde e do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, confirmou a antecipação do início da vacinação de idosos de 69 a 71 anos contra a COVID-19 em primeira dose, iniciando a imunização desse grupo a partir desta quinta-feira (25/03). Os demais grupos também continuam sendo imunizados, tanto com a primeira dose como aqueles que já podem receber a segunda e última dose (verificar a data agendada no cartão de vacinação).


O adiantamento da data inicial faz parte de uma recomendação do Governo do Estado que, por conta disto, encaminhou ao Departamento Regional de Saúde (DRS-III Araraquara) mais 8.090 doses destinadas a São Carlos de forma antecipada, e que foram retiradas pelo Departamento de Vigilância em Saúde nesta quarta-feira (24/03).


É importante realizar o pré-cadastro do idoso no site www.vacinaja.sp.gov.br, o que agiliza o atendimento. No ato da imunização, é necessário que a pessoa apresente documento oficial com foto e CPF e, no caso dos idosos que agora receberão a segunda dose, devem levar também o cartão de vacinação. O idoso também deve preencher anteriormente o cadastro local no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e levar impresso. Quem não tiver como imprimir e for preencher o formulário no local, deve levar a própria caneta.


Quanto aos idosos acamados, o familiar ou responsável deve informar a condição de mobilidade no posto de saúde de referência. Com isso, a vacinação em domicílio será agendada pelos servidores da unidade.

LOCAIS DE VACINAÇÃO – Os idosos devem procurar para receber tanto a primeira dose como a segunda, além dos postos volantes que funcionam das 9h às 14h na modalidade drive thru, montados na FESC I, na Vila Nery e no Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”, na Vila Prado, as seguintes unidades fixas: UBS Vila Isabel, UBS Azulville, UBS Redenção, UBS Botafogo, UBS São José, UBS Fagá, UBS Santa Felícia, USF Antenor Garcia, USF Santa Angelina, USF Arnon de Melo, USF Jockey Clube e USF Guanabara.


A vacinação para idosos não cadastrados no Programa de Saúde da Família somente está liberada em todas as USF’s nesta quinta-feira (25/03). Após essa data cada idoso deve procurar especificamente a unidade na qual já recebe tratamento médico.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE – Também continua a vacinação da segunda dose da vacina nos profissionais de saúde. O profissional pode procurar, de acordo com a data agendada em seu cartão de imunização, das 14h às 16h, as mesmas unidades fixas de vacinação dos idosos (UBS Aracy, UBS Vila Isabel, UBS Azulville, UBS Redenção, UBS Botafogo, UBS São José, UBS Fagá e UBS Santa Felícia).


Para isto, é necessário levar o próprio cartão de vacinação que comprova a data indicada de imunização, documento oficial com foto e CPF.