Prefeitura e SENAC abrem 90 vagas para cursos profissionalizantes em São Carlos

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o SENAC São Carlos, através da Comissão Municipal de Emprego (CME), vai oferecer a partir do mês de março 90 vagas em 3 cursos de formação profissional, sendo 30 vagas para o curso de vendedor, 30 para atendente de farmácia 30 para vitrinista.

As inscrições podem ser feitas nos dias 19 e 20 de fevereiro, das 8h às 16h, na Casa do Trabalhador, localizada na avenida São Carlos, nº 1.800, no Centro. Para se inscrever em qualquer um dos cursos é necessário apresentar carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e, caso possua, número do Programa de Integração Social (PIS).

Para se inscrever no curso de vendedor, com carga horária de 160 horas, é necessário ter idade mínima de 15 anos e o Ensino Fundamental Completo. O curso será realizado de 11 de março a 7 de maio, com aulas de segunda a sexta das 13h às 17h. O curso destina-se aos interessados em iniciar na profissão de vendedor, se desenvolverem na área de vendas; profissionais da área de marketing; funcionários de empresas médias e de pequeno porte da indústria e do varejo e pessoas interessadas em ser empreendedoras.

O aprendizado vai trabalhar o planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego, formas de atuação como prestador de serviços, autônomo ou empregado; funções administrativas: planejamento, direção, organização e controle; estrutura organizacional e suas inter-relações: funções organizacionais e organograma; Stakeholders: conceito e influências; acessibilidade e diversidade, atendimento inclusivo e cidadão para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestantes; planejamento estratégico: conceitos, tipos e metodologias; pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise; definição, objetivos, promoção e canais de vendas; e-commerce e multimídia; conceitos e importância da logística e do estoque na área comercial; indicadores de desempenho de vendas, entre outros conteúdos.

Já o curso de atendente de farmácia tem como objetivo capacitar o participante para atuar em drogarias e farmácias com manipulação, no atendimento ao cliente, realizando processos de apoio à dispensação de medicamentos e à comercialização de cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumaria e outros produtos para saúde, e também no auxílio ao processo de organização e controle de estoque. Tem como público-alvo pessoas interessadas em atuar no atendimento ao cliente em drogarias e farmácias de manipulação.

O conteúdo programático prevê apoiar a dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias; atender o cliente na comercialização de produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e outros produtos para saúde em farmácias e drogarias; auxiliar no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias e o Projeto Integrador Atendente de Farmácia.

Para se inscrever no curso de atendente de farmácia, com carga horária de 240 horas, é preciso ter idade mínima de 17 anos e o Ensino Fundamental completo. As aulas acontecerão de 11 de março a 4 de junho de segunda a sexta das 13h às 17h.

Outra opção de formação profissional é o curso de vitrinista, com 160 horas, que terá início no dia 12 de março com aulas as terças, quartas e quintas-feiras das 19h às 22h. Para se inscrever no curso de vitrinista é necessário ter idade mínima de 16 anos e estar cursando o Ensino Fundamental.

O curso de vitrinista destinado às pessoas interessadas em atuar no segmento do varejo busca capacitar o aluno para planejar a montagem de vitrines e a exposição dos produtos nos pontos de venda, aplicando técnicas e conhecimentos estéticos e de composição, com a intenção de atrair o consumidor e impulsionar a venda nos diversos segmentos do mercado de varejo.

Durante a capacitação os alunos vão conhecer a história da vitrine e do comércio, mercado de trabalho, público-alvo e comportamento do consumidor, fundamentos básicos da teoria da cor, visual merchandising, iluminação de vitrines, elementos decorativos, tipos, mensagem e função de vitrine, técnicas de organização e exposição de produtos; de fixação de elementos decorativos e produtos nas vitrines.

As aulas dos cursos de vendedor, atendente de farmácia e vitrinista serão realizadas na rua José Bonifácio n.º 889, no Centro.

Para o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, manter a parceria com o SENAC é muito importante no sentido de “oferecer cursos de formação por uma entidade que é referência no segmento de capacitação profissional e também intermediarmos novas oportunidades de emprego para a população de São Carlos”, ressalta Bragatto.

Bragatto lembra que em 2018 foram oferecidas aproximadamente 1.000 vagas de cursos de capacitação e orientação profissional sendo, 190 delas, em parceria com o SENAC São Carlos.

“Por determinação do prefeito Airton Garcia queremos manter os cursos de forma permanente com oferta de vagas de cursos que possam atender a demanda das empresas, mas, sobretudo viabilizar a recolocação das pessoas desempregadas no mercado de trabalho”, concluiu Bragatto.