Prefeitura e Unimed discutem melhorias para o Parque do Bicão

Reunião discutiu melhorias no Bicão

O vice-prefeito de São Carlos, Edson Ferraz, acompanhado do presidente da Unimed São Carlos, Daniel Canedo, vistoriou no último sábado (09/01/21), a área do Parque do Bicão, local onde recentemente ocorreu um rompimento na barragem.
O Parque Veraldo Sbampato (Parque do Bicão) está localizado entre a avenida Cícero Soares Ribeiro e avenida Maria Consuelo Brandão Tolentino, na Vila Carmen e tem 54.950 m² e desde o ano passado foi adotado pela Unimed no âmbito do projeto Adote uma Praça. Com isso a cooperativa médica passou a ter responsabilidade na manutenção do Parque. A adoção da área é uma das ações da Unimed São Carlos em sua campanha aos 50 anos, que serão completos em maio desse ano.


Estão previstas na concessão reformas, manutenção e substituição, quando necessárias, dos equipamentos. A parceria inicial é de 3 anos e o Parque mantém livre acesso dos frequentadores, sem taxas ou tarifas, quando reaberto, após a pandemia.
“Nesse primeiro momento estamos fazendo um diagnóstico para depois fazermos as intervenções necessárias. É um local de esporte, cultura e lazer, portanto nesta primeira conversa entendemos ser necessário a melhoria na pista de caminhada, com demarcação do percurso, melhoria nos playgrounds e, se possível, a cobertura das quadras, obras de acessibilidade e instalação de um controle de acesso. A parceria com a Unimed é um ganho enorme para a qualidade de vida dos moradores dessa grande região da cidade”, avaliou o vice-prefeito Edson Ferraz.

Para o médico Daniel Canedo, presidente da Unimed, essa é uma das áreas mais belas da cidade. “Vamos fazer o melhor possível para o Parque do Bicão, oferecendo ainda mais ações voltadas à comunidade. Temos muitos planos para esse lugar tão bonito receber nossa população com segurança e boa infraestrutura. Vamos começar pela pista de caminhada e pelo paisagismo”.
Além das intervenções que serão realizadas pela a Unimed, a Secretaria de Obras Pública também vai trabalhar no local. “Vamos reestruturar o parque, com rampas de acessibilidade nas entradas, recomposição do lago e preparar um estudo luminotécnico para o local”, afirmou Júlio César Alves Ferreira, secretário de Obras Públicas.


“O papel da Secretaria de Habitação também é dar suporte aos projetos urbanos do município. O Parque do Bicão é uma área com espaços verdes e arborizados, além de abrigar um pequeno lago e 3 nascentes. Possui ainda diversas áreas para entretenimento e lazer, com quadras poliesportivas, pista de caminhada e teatro de arena. É muito importante para o poder público a participação tanto da sociedade civil organizada como de empresas para a conservação, cuidados e manutenção de áreas públicas como essa”, disse o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Caio Graco.

Vale ressaltar que o parque é uma área de preservação permanente (APP) e é protegida de acordo com os termos em lei (Lei nº 4.771/65) do Código Florestal.

Também participaram da vistoria o diretor de Manutenção da Secretaria de Serviços Públicos, Everaldo Ferreira Cruz, o supervisor de unidade da Secretaria de Esportes e Cultura, Ricardo Colombo, o diretor presidente da FESC, Fernando Carvalho, a arquiteta da cooperativa médica, Giovanna Wakamatu e Sidnei Domingues, gerente de suprimentos da Unimed.