Prefeitura implanta painéis sobre desenvolvimento sustentável em escolas municipais e estaduais


A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou neste mês de março a instalação de placas informativas em 60 escolas municipais e estaduais com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organização das Nações Unidas (ONU 2030).

A implantação de painéis com os objetivos do desenvolvimento sustentável ODS -17 – 2030 das Nações Unidas, tem como finalidade promover uma plena e total compreensão do projeto e suas implicações econômicas, ecológicas, sociais e ambientais.

O primeiro passo, foi colocar a informação visível, detalhada e bem elaborada nas escolas municipais e estaduais, para futuramente propiciar aos alunos e professores a informação sobre os objetivos propostos, e também, promover a discussão destes temas, afim de desenvolver uma visão sistêmica e integrada de ação sustentável no município.

O uso dos 17 objetivos para trabalhos, discussões, projetos e programas, inicialmente ao nível das escolas, visa estabelecer uma base firme e consistente para futuros desenvolvimentos na sociedade, nas associações, industrias comércio e cidadania em geral. O primeiro passo com a instalação nas escolas, é uma meta inicial do projeto que terá a finalidade em consolidar esta primeira etapa.

De acordo com diretora de Departamento de Políticas para Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, Simone Botega Xavier “a evolução da discussão dos temas nas escolas entre alunos e professores, certamente haverá difusão para os diferentes setores da sociedade atingindo todos os níveis desejados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação”.

“A promoção de uma visão sustentável com ações permanentes depende desta indução pelo poder público, especialmente pelo poder executivo que pode iniciar o processo apoiando, promovendo, dando oportunidade para futuros avanços em todas as outras áreas do município de São Carlos”, acrescentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi.