Prefeitura inicia obras do muro de contenção do Jardim Gonzaga

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, já iniciou os trabalhos para a recuperação do muro de contenção no Jardim Gonzaga, um investimento de R$ 580.647,06 com recursos repassados pelo Governo do Estado para obras de combate às enchentes.


Parte do muro caiu durante a chuva de 138 mm de novembro de 2020, tempestade que também atingiu várias outras regiões da cidade, incluindo o centro comercial de São Carlos.


O muro fica na lateral da ECO (Estação Comunitária do Gonzaga), porém antes de iniciar a obra foi preciso a interdição e depois demolição de três residências que estavam comprometidas e com risco de queda. Os proprietários dessas casas estão recebendo aluguel social da Prefeitura.


De acordo com o secretário de Obras, João Muller, é uma obra estruturante, tendo em vista que o Jardim Gonzaga foi urbanizado no início dos anos 2.000. “Com a ocupação consolidada, topografia e localização próximo de uma nascente faremos um muro de arrimo para preservar as casas a montante e o prédio da Estação Comunitária que atende a comunidade local”, explica Muller.


“Já estamos trabalhando para redução dos estragos em virtude das enchentes, porém sabemos que precisamos fazer mais intervenções e para que isso aconteça estamos buscando recursos externos”, revelou o prefeito Airton Garcia.