Prefeitura inicia orientação aos supervisores de aprendizes

Reunião na Prefeitura

A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SMGP), realiza entre os dias 26 e 29 de maio reuniões de orientação aos supervisores dos novos aprendizes que vão atuar na Prefeitura Municipal de São Carlos. Todas as atividades seguem rigorosamente os protocolos de distanciamento e orientações de saúde. A partir da próxima segunda-feira (03/05), 110 novos aprendizes com idades entre 15 e 17 anos serão recebidos na Prefeitura para um período de um ano de atividades na administração. O programa é realizado em parceria com a instituição “Obras Sociais Francisco Thiesen”, responsável pelo recrutamento, seleção e contratação dos menores aprendizes.


Durante esta semana os servidores que serão supervisores dos aprendizes vão receber orientações legais e administrativas sobre a atuação, supervisão e qualificação dos adolescentes. O programa é baseado na Lei nº 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº 9.579/2018 e pela Lei Federal nº 8.069 /1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, além da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho.


Os menores aprendizes podem atuar como arquivistas, auxiliares de escritório, almoxarifes e contínuos (office boy/office girl), com jornada de seis horas diárias, sendo uma hora para refeição. As servidoras responsáveis pela orientação, Letícia Ferreira e Heiane Sampaio, dividiram os supervisores em quatro turmas, para evitar aglomeração, apresentar o programa e esclarecer dúvidas, sempre dentro dos protocolos estabelecidos pelos decretos do prefeito para o retorno às atividades. “Temos uma preocupação constante em oferecer aos novos aprendizes o melhor ambiente de atuação, com segurança e transparência”, afirmou Flávia Floriano, diretora do Departamento de Ordenação da Carreira, responsável pelo programa.


Além das atividades práticas, os aprendizes têm carga horária teórica, desenvolvida na sede das “Obras Sociais Francisco Thiesen”. Eles foram divididos em três turmas: A e B iniciam dia 5 de maio e a turma C, no dia 4. O programa atual termina em agosto de 2022.