Prefeitura não confirma suspeita de Coronavírus em São Carlos

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde/Josué Damacena

Diante de informações que davam conta de que São Carlos teria seu 1° caso suspeito de Coronavírus a reportagem entrou em contato com a Prefeitura e foi informada de que até às 18 horas desta sexta, 28, tanto o setor público, quanto a rede privada de saúde do município não haviam reportado qualquer caso possível da doença. Ao contrário de Araraquara que confirmou uma suspeita, mas não um caso do COVID-19.

De acordo com a Prefeitura não há motivos para a administração pública ou setor privado esconderem um eventual caso e que se um médico notar os sintomas num paciente tem o dever de seguir o protocolo e notificar a Vigilância Epidemiológica Municipal. Entretanto, a Prefeitura reiterou que isso não ocorreu nesta sexta.

Segundo a Prefeitura, a direção da Vigilância Epidemiológica, chefiada por Katia Spiller, está em contato com a regional de Araraquara e também com o Governo do Estado para saber porque São Carlos foi incluída nesta sexta numa suposta lista de casos suspeitos.

A autoridade epidemiológica informou que até segunda-feira, como em qualquer doença, pode haver a identificação de suspeitos, mas que até o momento não chegou nada oficialmente sobre o assunto.

A Prefeitura também ressaltou que em janeiro um caso suspeito de H1N1 foi notificado em São Carlos, mandado para análise, mas que o mesmo também foi descartado.

*Esta matéria está em atualização