Prefeitura pretende aprovar financiamento junto à Caixa para a construção de obras de saneamento básico em São Carlos

João Muller é vereador em São Carlos

Segundo o vereador João Muller (MDB) se encontra na Câmara Municipal de São Carlos para, provavelmente ser votado na terça, 11, um Projeto de Lei de iniciativa da Prefeitura que pede autorização aos vereadores para contrair operação de crédito com a Caixa Econômica Federal com o objetivo de participar do programa do Ministério das Cidades chamado de FINISA. O Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), foi produto lançado pela CAIXA em 2012 para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia, viabilizou, em 2013, empréstimos da ordem de R$ 11,7 bilhões, registrando crescimento de 284% em relação a 2012.

Nas operações de financiamento em saneamento e infraestrutura, a CAIXA monitora o cumprimento de suas políticas de responsabilidade social empresarial, ambiental e de crédito, entre outras

 

De acordo com Muller, São Carlos foi selecionada pelo Governo Federal em 2014, no entanto com a negativação do município junto aos órgãos federais não pode concluir o empréstimo. “Lembrando que também em 2014 a cidade conseguiu 28 milhões de Reais a Fundo Perdido para ampliar a ETE, que nesta segunda (10) tem as obras começando”, disse o vereador.

 

Com 20 milhões de Reais, carência de 24 meses e 96 meses para amortizar, o que significará 208 mil/mês, mais juros e correção, o SAAE pretende implantar em São Carlos:

 

1- Construir a Estação de Tratamento de Esgoto do Varjão

2- Instalação de emissários e redes de esgoto varjão

3- Perfurar Poço artesiano em Santa Eudóxia

4- Construir reservatório Jardim do Bosque

5- Modernizar ETA da Vila Pureza (troca filtros)

6- Manutenção preventiva poço artesiano Antenor Garcia e etc.