Prefeitura promove evento em homenagem ao dia mundial da conscientização do autismo

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realiza nesta sexta-feira (01/04), a partir das 9h30, uma série de palestras e discussões sobre a conscientização do autismo com objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito.


No próximo sábado, 2 de abril, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Instituído no fim do ano de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como principal objetivo conscientizar a sociedade para a questão, promovendo a reflexão e a inclusão.


De acordo com a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia, a programação começará 9h30 e se estende até as 15h. “Já no sábado, dia 2 de abril, das 9h às 12h, programamos uma panfletagem no Mercado Municipal com distribuição de material educativo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo ainda não é muito conhecido e a visão de muita gente é extremamente equivocada. Entendemos que o conhecimento é a melhor forma de combater o preconceito, garantir direitos e promover a inclusão”, explica a secretária.


O autismo é uma condição de saúde em que o indivíduo é afetado pela dificuldade de estabelecer comunicação, verbal e não-verbal, e, socialização. Mas os sintomas não são suficientes para incluí-los em nenhuma das categorias específicas do transtorno, tornando mais difícil o diagnóstico.


A cor azul dentro do TEA, é porque no início dos estudos acreditava-se na maior incidência no sexo masculino. Hoje já se sabe que é encontrado igualmente em ambos os sexos. Outros símbolos bastante conhecidos, que também representam o autismo, são a peça de quebra cabeça e a fita de conscientização, que significam, respectivamente, a complexidade do autismo – e seus diferentes espectros, e a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.


A Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida está localizada na avenida São Carlos, nº 1.800, no centro.