Prefeitura promove limpeza em galerias pluviais

Limpeza realizada

Além da limpeza da galeria na rua 9 de Julho, os trabalhos também estão sendo realizados próximo a Rotatória do Cristo e nas bocas de lobo do bairro Lagoa Serena

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e com o apoio da Defesa Civil, realizou no último domingo (24/01), a limpeza da galeria de águas pluviais na rua 9 de Julho, cruzamento com a rua Geminiano Costa. A limpeza foi realizada após uma vistoria feita por engenheiros da Prefeitura, juntamente com o vice-prefeito Edson Ferraz, no mês passado, em que foi constatado que o local construído há 90 anos, apresentava grande concentração de terra e entulhos compactados devido a última enchente no final do mês de novembro.


O trabalho de limpeza foi realizado no domingo, para evitar transtornos no comércio da cidade. Ao todo, foram limpos mais de 25 metros de toda a extensão da galeria que também recebe águas do córrego do Simeão, que passa por grande parte da região central da cidade. Cinco caçambas de pedras e terra foram retiradas do local, por uma empresa especializada contratada para realizar o serviço com a supervisão da Prefeitura.


De acordo com o vice-prefeito, Edson Ferraz, os trabalhos foram necessários após uma vistoria das galerias no centro, em que foi constatado que o local não funcionava com a capacidade máxima de vasão de água. “Logo após as últimas enchentes fizemos uma vistoria nas galerias no centro da cidade para o reconhecimento dos locais, constatamos a necessidade dessa manutenção devido a grande quantidade de terra e entulhos acumulados. Não só a galeria da Rua 9 de Julho, mas também outras galerias, receberão o trabalho de manutenção para mitigarmos os problemas das enchentes em diversos pontos da cidade”, enfatizou Ferraz.


Para realizar o serviço foi necessário a utilização de um sistema de ventilação de ar, para que os trabalhadores fizessem toda a limpeza de forma manual. “É um trabalho manual com a coleta dos entulhos feitas por baldes, pois a galeria é de difícil acesso. Montamos todo um aparato para a limpeza, que além da retirada da areia e entulhos, também contou com um jateamento de água para limparmos todos os resíduos que possam atrapalhar a vasão de água da chuva, ou acumular novos entulhos”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo.

LIMPEZA DE GALERIAS DE ÁGUAS E BOCAS DE LOBO – Dando sequência na limpeza das galerias de águas pluviais da cidade, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), também deu início nesta segunda-feira (25/01), ao trabalho emergencial de desentupimento da galeria de água no córrego do Mineirinho, localizada próxima a Rotatória do Cristo. Após vistorias, foi constatado que o local estava obstruído por troncos de árvores. Os trabalhos de manutenção para o escoamento de águas das chuvas, também se estendeu para o bairro Lagoa Serena, com a limpeza dos bueiros, mais conhecidos como bocas de lobo.