Prefeitura quer estimular startups a participarem da gestão de São Carlos

Tundisi lançou edital

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – SMCTI, publicou no Diário Oficial do Município, edição de 27 de julho, o edital de Chamada Pública Nº 04/2023, que dispõe sobre o Programa Municipal de Estímulo às Startups.


Pela Chamada Pública as empresas interessadas podem apresentar projetos de solução tecnológica para a gestão pública de São Carlos, sendo observadas as seguintes definições: Ecossistema de startups, equipe proponente (equipe formada por no mínimo 2 empreendedores que, de fato, participarão com sua startup); modelo de negócios repetível e escalável; projeto (solução tecnológica) e startup de base tecnológica ou empresa de base tecnológica.


A Chamada tem por objetivo selecionar até 15 startups para aceleração, sendo divididos em cinco temáticas (meio ambiente, inteligência artificial, agronegócio, saúde e educação), correndo a despesa da dotação orçamentária do Fundo Municipal de Apoio a Ciência, Tecnologia e Inovação – FACIT.


Na temática da saúde consta a preparação de aplicativos para acesso a hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, criação de metodologias para transmissão de dados em tempo real de análises clinicas e condições do paciente para hospitais, médicos e UPAs, além da agregação de dados de saúde e histórico do desenvolvimento de doenças, epidemias, pandemias e resultados. Outro aplicativo deve fazer a gestão de filas de cirurgias eletivas, tanto para gestão da saúde, quanto para as pessoas que estão na fila saberem em quais posições se encontram bem como o agendamento de consultas para as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família.


Para a área da educação serão necessários aplicativos para a gestão escolar, sistema diretor que controla nota, frequência, vacinação, e cada aluno de forma mais integrada e simplificada.


José Galizia Tundisi, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação esse chamamento é muito importante porque mostra o posicionamento do Executivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico e científico do município. “O projeto é experimental e conta com o apoio das universidades, das duas Embrapas e o Sebrae, portanto vamos formar uma equipe qualificada para fazer a seleção das 15 startups. Cada uma vai receber R$ 20 mil a título de colaboração”, explica Tundisi.


As inscrições dos projetos serão gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente através do site da prefeitura no http://www.cidadao.saocarlos.sp.gov.br a partir desta sexta-feira (28/07) até o dia 16 de agosto.
Confira o edital completo no link http://servico.saocarlos.sp.gov.br/licitacao/arquivos-completos/07-27-2023-08:25:04-am-9356-7403-2023-Completo-.pdf.