Prefeitura tem plano pronto para reabertura do comércio em São Carlos

Centro: vem aí a retomada?

A reportagem apurou na manhã desta segunda, 18, que a Prefeitura de São Carlos tem um plano pronto para anunciar a retomada da economia na cidade. Entretanto, segundo o levantamento realizado pela reportagem a administração ainda trabalha para levantar dados sobre a continuação ou não da quarentena no município, pois o decreto do prefeito Airton Garcia prevê a quarentena até amanhã, 19, porém a determinação do governador João Doria é a manutenção do isolamento social até 31 de maio.

Segundo informações, a abertura planejada pela Prefeitura de São Carlos deverá ser realizada em estágios e com diversas precauções sanitárias, nem todos os serviços do comércio voltarão de uma vez, mas sim por meio de uma escala que foi definida por técnicos do governo municipal aliados a decisões do setor de saúde.

Uma coisa com a qual o são-carlense terá que conviver mesmo com a possível suspensão da quarentena será a limitação de pessoas nos lugares, praticamente todo o estabelecimento comercial deverá ter uma quantidade de pessoas para suportar em suas dependências, bem como o uso de máscaras nas ruas e nestes locais continuarão obrigatórias enquanto a pandemia durar ou então até que se tenha um vacina ou tratamento médico eficaz para a COVID-19.

Dentro do governo municipal há um misto de impressões: eles sabem que a economia tem muitos problemas, assim como ocorre em todo o planeta, porém temem que uma reabertura acelerada eleve os casos de COVID-19 na cidade a um patamar que o sistema de saúde não possa suportar, já que mesmo com a quarentena, a queda do isolamento social bate diretamente com a elevação de casos em São Carlos.

Afinal, São Carlos tem 58 casos confirmados de COVID-19 justamente, como mostra o gráfico, num período em que o distanciamento vem caindo os casos estão subindo. As curvas se encontrando na imagem são muito nítidas e revelam a relação fundamental de baixa do isolamento e aumento de casos. Na Prefeitura, se teme que a reabertura veja um crescimento exagerado de casos destes últimos 15 dias, pois os positivos de agora aparecem justamente depois de duas semanas quando o isolamento ainda era maior. “O que esperar deste relaxamento?”, avalia uma fonte.

 

Veja o gráfico:

 

O outro gráfico também é ascendente e confirma uma expectativa: São Carlos deve chegar bem perto ou até ultrapassar os 100 casos de COVID-19 em breve, justamente pelo nível de isolamento ficar abaixo dos 60% pedidos pelo Governo do Estado e isso pode comprometer a reabertura do comércio, afinal um surto acentuado da doença numa cidade que já teve três mortes poderia ser motivo para um fechamento mais rigoroso do comércio com o intuito de quebrar a cadeia de transmissão do vírus. “O problema está em casos de COVID-19 crescerem, porém acidentes continuam acontecendo, infartos, isquemias, AVCs e outros males, tudo isso junto com Coronavírus pode nos deixar numa situação muito complicada”, explica a fonte que conversou com o São Carlos em Rede.