Presidente da Câmara promove encontro sobre transporte coletivo entre UFSCar e Prefeitura

Reunião discutiu transporte


O mandato do vereador Roselei Françoso (MDB), presidente da Câmara Municipal, promoveu uma reunião entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Prefeitura Municipal de São Carlos para discutir soluções quanto ao transporte coletivo dentro do campus São Carlos.

Participaram da reunião, representando a reitora Ana Beatriz Oliveira, o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Djalma Ribeiro Júnior, a secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, Natália Sevilha Stofel, o prefeito Universitário, Rogério Fortunato Junior, o coordenador de Contratos e Serviços, Alex Elias Carlino. Pela Prefeitura, estiveram presentes o secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, e o diretor de Transporte, César Maragno.

No encontro, ocorrido nesta segunda (13) no prédio da Reitoria, a UFSCar apresentou a demanda por mais linhas de transporte coletivo dentro do campus. No passado, um ônibus circular da empresa concessionária fazia o transporte interno ao campus, circulando entre diversos pontos das áreas Norte e Sul.

Segundo explicou o secretário de Transporte e Trânsito da Prefeitura, atualmente não é possível disponibilizar um circular no interior da universidade gratuitamente. No entanto, Paulo Luciano se mostrou compreensível quanto à necessidade dos estudantes do campus.

A equipe da UFSCar apresentou a demanda por mais linhas entre os diferentes pontos do campus. Hoje, por exemplo, não circulam ônibus pela área Sul, a não ser na parada da Praça da Bandeira, nas proximidades do prédio da Reitoria.

De acordo com os representantes da UFSCar, essa demanda é maior agora porque a UFSCar, dentro das ações afirmativas e de inclusão, disponibiliza uma vaga para pessoas com alguma deficiência em cada curso da universidade.

Para o presidente da Câmara Municipal, é preciso comemorar a inclusão de novos estudantes na universidade e atuar para facilitar o acesso e circulação de todas as pessoas. “O Poder Público precisa criar as condições para que todos e todas acessem o ensino público, gratuito e de qualidade”, disse.

“A UFSCar é um orgulho de São Carlos, São Paulo e do Brasil, temos que ser gratos pelo ensino e pesquisa de qualidade que oferece e aplaudir as ações de inclusão”, frisou Roselei Françoso. “Além disso, a UFSCar contribui enormemente para a economia de nosso município e por isso merece toda a atenção do Poder Público local”, salientou.

A UFSCar irá apresentar a proposta de um novo trajeto no interior do campus que atenda a área Sul, o Restaurante Universitário, que atende diariamente cerca de 2,5 mil estudantes, e as áreas Norte, inclusive a Unidade Saúde Escola (USE).