Ícone do site São Carlos em Rede

Prevenção é a maneira mais eficaz de evitar o afogamento

O calor que faz durante o verão é um convite aos banhos de piscina, rio ou mar para se refrescar. Mas é preciso tomar cuidado. Os afogamentos são recorrentes no verão, e por vezes resultam em tragédias. Por isso, a precaução é a forma mais eficaz de evitar estas infelicidades.

Em entrevista a Rádio Sorriso, o sargento Milton Roque Rockenbach, do Corpo de Bombeiros de Estrela, deu algumas dicas aos banhistas. A primeira delas é banhar-se sempre em locais onde há a presença de uma guarita com guarda-vidas. Além disso, é importante obedecer à sinalização indicando lugares mais perigosos, respeitar as áreas de pesca, e, principalmente, ter um cuidado especial com as crianças.

Publicidade

Segundo o Rockenbach “a boia de braço não é um sinal de segurança”. Isso porque as crianças podem se afogar em pequenas quantidades de água e um poucos segundos de distração dos adultos. A atenção com elas deve ser redobrada. Casas com piscinas, por exemplo, devem ser cercadas com no mínimo 1,50m de altura.

Publicidade

Sobre a praia, o sargento diz que neste ano, a Operação Verão apresenta números mais animadores. Nos primeiros 30 dias de operação foram registrados o menor número de salvamentos dos últimos 10 anos – 63% a menos que a média histórica. Para Rockenbach, os números mais animadores acontecem se devem as ações preventivas, as maiores orientações e as intervenções preventivas. Nesse veraneio, já foram 62 mil apitaços.

Dicas que servem para qualquer lugar onde você se banhar independente se forem praia, rio ou piscina é não beber antes de entrar na água. A bebida alcoólica diminui os reflexos e deixa a pessoa mais lenta. Outra dica é tomar cuidado depois de fazer uma refeição, o indicado é esperar duas horas para entrar na água.

Seguindo essas dicas e respeitando os seus limites, o verão com certeza será mais tranquilo e feliz.

Sair da versão mobile