Primeira mulher a presidir o Sicoob Crediacisc, Lídia comemora resultados de 2021

Em uma de suas duas lojas, Lídia (primeiro plano) comanda um time de mulheres

Atualmente sob o comando da primeira mulher à frente do Conselho de Administração, a cooperativa de crédito Sicoob Crediacisc caminha para completar 17 anos. Fundada em abril de 2005 por 30 micro e pequenos empresários ligados à Associação Comercial (Acisc), a cooperativa ultrapassou a marca de 2,2 mil cooperados.

Proprietária de uma lavanderia no Centro de São Carlos, Lídia Maria Mendes Lima, uma das fundadoras do Sicoob Crediacisc, é a primeira mulher a presidir o Conselho de Administração desde agosto de 2021. “O nosso Conselho, aliás, tem paridade de gênero, somos em três mulheres e três homens”, ressalta Lídia.

“A Lídia assumiu em um momento difícil, mas conseguiu liderar a equipe, superar os obstáculos, executar melhorias e entregar resultados positivos em 2021”, explica o diretor presidente, Marcos Alberto Martinelli, que à época da fundação era o presidente da Acisc. “Enquanto comerciantes e lojistas, queríamos ter um banco para chamar de nosso. Conseguimos algo melhor, uma cooperativa”, relembra.

Depois de um 2020 afetado pela pandemia, 2021, além de uma sobra superior a R$ 300 mil, já descontado o pagamento de juros de capital, foi o ano de consolidação das operações de Livre Admissão – qualquer pessoa pode ser aceita como cooperada –, estruturação de duas unidades em São Carlos, manutenção do quadro funcional, promoção de treinamento de dirigentes, e a conquista da autorização do Banco Central para atuar em Dourado e Ribeirão Bonito.

“Fizemos mais negócios, com menos recursos e ainda melhoramos no ranking da Central”, comemora Lídia. O Ranking 2021 da Central de Cooperativas do Estado de São Paulo (Cecresp) reduziu o risco do Sicoob Crediacisc de “Baixo” para “Muito Baixo”. “Estamos crescendo com segurança e solidez”, enfatiza a presidente do Conselho de Administração.

Martinelli aponta ainda para a importância da cooperativa ter uma diretoria formada por pessoas da cidade e ligadas às principais entidades de classe de São Carlos. “Entre nossos diretores e conselheiros estão os presidentes da Acisc e do Ciesp, além de uma série de parcerias com entidades como o CPP e o Sindispam”, ressalta.

“Além de melhorarmos a gestão de risco, ter uma diretoria local, que conhece de perto os cooperados, agiliza a aprovação de operações e torna o ambiente de negócios mais atrativo”, completa Lídia. “Agora, nossa meta é expandir, divulgar a cooperativa para aqueles que ainda não a conhecem”, destaca.

Assembleia – Ser um cooperado implica assumir direitos e deveres. Passar a ser dono do próprio negócio, também significa assumir responsabilidades. Entre elas, está a participação na Assembleia Geral Ordinária (AGO) que ocorre uma vez por ano. Neste ano, será no dia 27 de março, a partir das 8h30.

São os próprios cooperados que decidem os rumos da cooperativa e o destino das sobras de recursos. “Em 2020, devido à pandemia, não tivemos sobras, mas agora sim e os cooperados irão decidir o que a cooperativa irá fazer”, explica Martinelli.

O edital completo ainda será publicado e divulgado com local e a pauta da AGO deste ano. Acompanhe pelas redes sociais do Sicoob Crediacisc e pelo www.crediacisc.com.br.