Professor da UFSCar fala sobre trote nos calouros em documentário da HBO

A forma como o veterano recebe seu calouro tem muita relação com o modo como impera, na universidade, um caldo de cultura autoritário no qual o veterano se julga, na condição de portador da “cultura”, no direito de domesticar o calouro, não por acaso chamado de “bicho”. Essa é uma das considerações feitas pelo professor Antônio Alvaro Soares Zuin, do Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O professor desenvolveu uma pesquisa de 2000 a 2002, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sobre o trote na universidade e, agora, também fala sobre o assunto no primeiro episódio da série documental “Rompendo o silêncio”, da HBO, dirigido por Giuliano Cedrone e Marina Person.

“Infelizmente, o trote tem sido a tradição referente ao processo de integração do calouro na vida universitária”, declara Zuin. “A pergunta que fica é a seguinte: com quem os veteranos aprenderam a se julgar assim, como se fossem aqueles que têm a prerrogativa de, por meio da soberba intelectual, tratar os novatos como animais? Provavelmente a reposta para essa questão remete o pensamento para a crítica da relação professor-aluno e das violências cometidas em tal relação no transcorrer da vida universitária. Essa relação entre o trote e o, por assim dizer, espírito burocrático-autoritário da universidade, também presente na relação professor-aluno, me surpreendeu quando fiz a pesquisa sobre o trote”, declara o pesquisador. “Muitas vezes o veterano desforra no calouro a raiva que tem do professor e que não pôde ser demonstrada na sala de aula por conta do medo de sofrer algum tipo de retaliação”, completa. 

Segundo Zuin, em sua pesquisa, “foi possível comprovar, empiricamente, a característica do trote como rito de integração sadomasoquista na vida universitária, pois a dor que o calouro masoquistamente precisa suportar por ocasião de sua entrada na universidade poderá ser sadicamente vingada nos novatos do próximo ano, ou seja, quando se tornar um veterano”. Diante disso, o pesquisador ainda questiona: “será que novas tradições de ingresso na vida universitária não poderiam ser criadas? Será que tal inserção deverá ser feita sempre por meio do emprego de violências física e simbólica?”.

Trote solidário

Para o professor da UFSCar, as ações solidárias representam um progresso quando comparadas às práticas de humilhação e tortura presentes no trote. Mas mesmo o trote dito solidário possui no seu âmago essa ideia da domesticação do calouro. E, por isso, não pode ser identificada como a alternativa definitiva para a inserção do calouro na vida universitária. “A própria palavra trote já alude à violência aplicada por aquele que se julga no ‘direito’ de domesticar o novato. Os limites para a aplicação dos trotes são superados todos os anos por novidades que cada vez mais humilham, mutilam ou matam. Portanto, qualquer tipo de trote porta consigo algum tipo de violência, seja ela simbólica, física ou mesmo ambas”, detalha o docente da UFSCar. 

Para saber mais sobre esses estudos, o professor indica três artigos disponíveis na Internet: “O trote universitário como violência espetacular” (https://bit.ly/3uu3639); “O trote no curso de pedagogia e a prazerosa integração sadomasoquista” (https://bit.ly/3zLNhWE); e “Universidade e barbárie: o caso do trote” (https://bit.ly/2ZBpcW1).

Zuin defende que “a universidade precisa apurar as denúncias de trote, providenciar suporte às vítimas e punir os responsáveis. Além de promover debates contínuos sobre o trote (e não apenas na semana dos calouros), a universidade deve instituir novas formas de integração dos novatos e novatas que não sejam baseadas na humilhação e no emprego de violência física”. 

Atualmente, o foco dos estudos do professor Antônio Zuin se refere à análise das práticas de cyberbullying cometidas por alunos contra professores. Sobre o assunto, o docente publicou, há dois meses, o livro “Fúria narcísica entre alunos e professores: as práticas de cyberbullying e os tabus presentes na profissão de ensinar”, pela EdUFSCar (https://bit.ly/3kRd2AI). Mais informações sobre pesquisas desenvolvidas por Antônio Zuin podem ser solicitadas diretamente com o pesquisador, pelo e-mail dazu@ufscar.br.

“Rompendo o silêncio”

Além do trote, os tipos de violência mais frequentes no ambiente universitário no Brasil, de acordo com o pesquisador, são assédios moral e sexual, estupro, homofobia e racismo. 

A série documental: “Rompendo o silêncio”, do qual o pesquisador participa, tem cinco episódios sobre as seguintes temáticas: trote, racismo e homofobia, assédio moral, assédio sexual e estupro. A produção já está sendo transmitida pelos canais HBO e HBO Max desde o dia 7 de setembro deste ano.