Professores e pesquisadores de São Carlos divulgam carta pedindo a manutenção do isolamento social

Pelo menos 375 docentes e pesquisadores das instituições públicas de ensino e pesquisa de São Carlos – UFSCar, USP, IFSP e Embrapas – aderiram a uma carta de apelo às autoridades locais, empresários e imprensa para a manutenção das medidas de isolamento social. A carta manifesta o reconhecimento pelas ações já adotadas, além da preocupação com a situação econômica e com a população mais carente.

Em menos de dois dias, o município, que ostenta o título de Capital Nacional da Tecnologia pela alta concentração de professores doutores por habitante, produziu dois documentos de apelo às autoridades municipais. Um comunicado assinado pelos representantes das instituições foi encaminhado à Prefeitura na tarde de terça-feira (31/03) e divulgado pela imprensa local.

Já a carta dos docentes e pesquisadores será entregue ao Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus da Prefeitura de São Carlos. A adesão online à carta teve início na manhã de terça (31/03) e a primeira contagem, com 375 assinaturas, ocorreu às 17 horas desta quarta (1/4).

No documento, os signatários chamam a atenção para “a mais severa crise da saúde pública em nível mundial do último século” e para o grande número de pessoas infectadas a uma velocidade de transmissão muito alta. Também alertam para os diversos estudos mundiais que apontam o isolamento social como a medida mais efetiva para a redução das transmissões. “Milhares de vidas no Brasil e em nossa região podem ser salvas com as medidas preventivas”, registram.

A carta reconhece a preocupação de setores da sociedade com a atividade econômica e a preservação dos empregos, mas salienta que é preciso “confiar que o poder público da cidade irá zelar pela vida” e que mecanismos eficientes para atender a população mais carente devam ser colocados em prática o mais rápido possível.

“Estamos apenas no início da crise da Covid-19 em São Carlos”, observa o professor de Medicina da UFSCar, sanitarista e médico da família, Gustavo Nunes de Oliveira. Ele dá um recado às pessoas que estão aflitas: “estamos aqui para ajudar, seja por meio dessa carta, outras ações ou canais para orientar a população”, fala, ao referir-se ao site http://www.informasus.ufscar.br, que entrou no ar nesta semana.

A docente de Letras da UFSCar, Fernanda Castelano Rodrigues, diz que é fundamental somar forças para apoiar as ações de isolamento social. “Há, no entanto, setores mais vulneráveis que o Poder Público Federal deve intervir rapidamente, por exemplo com o pagamento da Renda Cidadã aprovada pelo Congresso”, frisa. Para ela, também é importante privilegiar a economia local. “Comprar dos pequenos produtores, do comércio local e manter o pagamento de alguns serviços que utilizamos regularmente é uma forma de contribuir com as pessoas que não tem renda fixa”, observa.

Já o professor da USP, ex-secretário de Governo de São Carlos (2001-2004), Carlos Martins, destaca que a cidade e o planeta estão diante de um desafio de dimensão desconhecida. “O inimigo é invisível e atua muito rapidamente”, salienta. Segundo ele, o único consenso entre os cientistas é quanto à restrição no deslocamento das pessoas como forma de reduzir a velocidade de contaminação. “Por isso estamos pedindo à Prefeitura que atue de maneira alinhada ao que se está fazendo no planeta, estendendo o regime de isolamento social”, destaca.

Os docentes e pesquisadores finalizam a carta se colocando à disposição da comunidade. “Contem com o nosso apoio nosso conhecimento e nossa força de trabalho para seguirmos juntos preservando a saúde e a vida de nossa população”. O documento está aberto aos docentes e pesquisadores para novas adesões.

Carta aberta à Prefeitura Municipal de São Carlos, à Secretaria Municipal de Saúde e demais autoridades de saúde pública e vigilância epidemiológica de São Carlos e região

Estamos atravessando a mais severa crise na saúde pública em nível mundial do último século. O número de pessoas infectadas e de vítimas fatais da COVID-19 em diversos países do mundo indica a gravidade da situação: apenas no último domingo, 29 de março de 2020, 838 pessoas morreram na Espanha, 756 na Itália e 518 pessoas nos Estados Unidos. No Brasil, estamos apenas no início da crise, longe ainda daquele que pode ser seu momento mais crítico.

Os estudos até agora realizados em diversas partes do planeta por vários organismos e institutos de pesquisa têm se dedicado a elucidar o funcionamento desta pandemia e a dinâmica de espalhamento do vírus. As projeções do modelo matemático utilizado pelo Imperial College de Londres, por exemplo, divulgadas na semana passada, demonstram que o número de mortos pela COVID-19 está diretamente ligado às medidas preventivas de distanciamento social que a sociedade como um todo venha a tomar.

A ciência e a experiência de países como a China, a Itália e a Espanha podem ajudar as autoridades brasileiras a planejarem as estratégias de controle necessárias. Já é uma evidência que o espalhamento do vírus só pode ser combatido com um achatamento da curva de contaminação, proporcionando mais tempo para que, por um lado, as redes de saúde se preparem para receber um número imenso de atendimentos sem entrar em colapso e, por outro lado, os cientistas continuem sua busca por medicamentos, vacinas e tratamentos eficazes contra a COVID-19. Vale ressaltar que, apesar dessa busca incessante, ainda não existe uma vacina ou medicamento que comprovadamente tenha efeito curativo.

Nesse contexto, precisa ficar claro que milhares de vidas no Brasil e, mais especificamente, em nossa região, podem ser salvas com as medidas preventivas de isolamento social intensivo. Todos entendemos que há uma justa preocupação, por parte de alguns setores da sociedade, por preservar a atividade econômica, a produção e os empregos. Porém, é preciso compreender que ainda não é o momento de retomar as atividades e desistir das medidas de isolamento social.

Considerando que a duração da pandemia e a extensão de seus efeitos estão intimamente
relacionadas à eficiência e ao rigor na tomada de medidas vigorosas para detê-las, apelamos às autoridades municipais, aos empresários e aos meios de comunicação que incentivem a manutenção das medidas de isolamento social. É preciso reconhecer o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura Municipal de São Carlos e os instrumentos de saúde do município. Precisamos confiar em que o poder público do nosso município seguirá zelando pela vida, por todas as vidas que ainda podem ser salvas. É momento de pensar de forma comunitária e coletiva, mantendo a população segura, em casa. Quanto melhor informarmos as pessoas e mantivermos o isolamento social intensivo, antes poderemos retomar as atividades cotidianas e a normalidade em nossa cidade.

Ao mesmo tempo, é imperiosa a definição de mecanismos rápidos e eficientes de apoio aos
setores populares mais carentes, com óbvias dificuldades para manter um isolamento doméstico em boas condições sanitárias, às crianças da rede pública de ensino, muitas das quais dependem das escolas para a sua alimentação diária, e à população em situação de rua, carente de todo o necessário neste momento tão difícil. Da mesma maneira, é importante que o governo federal seja pressionado a ofertar testes de forma ampliada para toda a população.

UFSCar, USP, IFSP e EMBRAPA já estão atuando na luta contra o coronavírus com várias ações, como a produção de máscaras para o Hospital Universitário da cidade, o conserto de respiradores do SAMU, a viabilização de testagem para a COVID-19, entre outras. Nós, docentes universitários e pesquisadores dessas três instituições, que nos dedicamos à pesquisa nas mais diversas áreas do  conhecimento, estendemos nossa mão para ajudar no que estiver a nosso alcance nesse momento tão delicado de nosso município e do país. Contem com nosso apoio, nosso conhecimento e nossa força de trabalho, para seguirmos juntos preservando a saúde e a vida de nossa população.

 

São Carlos, 30 de março de 2020.

Assinam essa carta:

Adenilso da Silva Simão – Departamento de Sistemas de Computação – USP
Adilson Gonzaga – Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação – EESC/USP
Adriana Antunes Lopes – IFSP/São Carlos
Adriana Barbieri Feliciano – Departamento de Enfermagem – UFSCar
Afonso Paiva Neto – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Akemi Ino – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Alejandra Bruschi – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Alessandra Alves Correa Corner – Embrapa Instrumentação e Departamento de Engenharia de Materiais –
UFSCar
Alessandra de Araujo – Unidade Saúde Escola – UFSCar
Alessandro Pelegrine Minho – Sanidade Animal – Embrapa Pecuária Sudeste
Alessandro Roger Rodrigues – Departamento de Engenharia Mecânica – EESC/USP
Alex Carlucci Rezende – Departamento de Matemática – UFSCar
Alexandre Berndt – Embrapa Pecuária Sudeste
Alexandre Cláudio Botazzo Delbem – ICMC/USP
Alexandre Paiva Barreto – Departamento de Matemática – UFSCar
Alice Helena Campos Pierson – Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar
Aline Coelho Sanches – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Aline Cristina Martins Gratao – Departamento de Gerontologia – UFSCar
Aline Fraiha Paiva – Instituto de Línguas – UFSCar
Aline Maria do Nascimento – Departamento de Física – UFSCar
Almir Del Prette – Departamento de Psicologia – UFSCar
Alneu de Andrade Lopes – Departamento de Ciências de Computação – USP
Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Amanda Letícia da Costa – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Amanda Saba Ruggiero – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Ana Beatriz de Oliveira – Departamento de Fisioterapia – UFSCar.
Ana Cândida Martins Rodrigues – Departamento de Engenharia de Materiais – UfSCar
Ana Claudia Nabarro – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Ana Cristina Juvenal da Cruz – Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e Vice-Diretora do Centro
de Educação e Ciências Humanas – UFSCar
Ana Lucia Cortegoso – Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em
Economia Solidária – UFSCar
Ana Lúcia Rossito Aiello – Departamento de Psicologia – UFSCar
Ana Luiza Pereira Barbosa – Departamento de Artes e Comunicação – UFSCar
Ana Maria Felicori – Embrapa Instrumentação
Ana Paula Serrata Malfitano – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Ana Teresa Lombardi – Departamento de Botanica – UFSCar
André Garcia Corrêa – IFSP
André Torre Neto – Embrapa Instrumentação
Andrea Eloisa Bueno Pimentel – Departamento de Desenvolvimento Rural – UFSCar
Angelina Carrijo – Departamento de Matemática – UFSCar
Angelo Luiz Fazani Cavallieri – Centro de Ciências da Natureza – UFSCar
Anja Pratschke – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Antonio Castelo Filho – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Antonio Celso de Noronha Goyos – Departamento de Psicologia – UFSCar
Armando Ítalo Sette Antonialli – Departamento de Engenharia Mecânica – UFSCar
Arnaldo Simal do Nascimento – Departamento de Matemática – UFSCar
Avaní Regina Gonçalves Dias – UFSCar
Azael Rangel Camargo – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Behrooz Mirzaii – Departamento de Matemática – USP
Bento Prado de Almeida Ferraz Neto – Departamento de Filosofia – UFSCar
Bernardo Teixeira – Departamento de Engenharia Civil – UFSCar
Bianca Baccili Zanotto Vigna – Embrapa Pecuária Sudeste
Bruna Oréfice Okamoto – Departamento de Matemática – UFSCar
Caetano Traina Júnior – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Camila da Silva Alavarce – Departamento de Letras – UFSCar
Camila Domeniconi – Departamento de Psicologia – UFSCar
Camila Höfling – Departamento de Letras – UFSCar
Cariza de Cássia Spinazola – Programa de Pós Graduação em Educação Especial -UFSCar
Carla Alexandra Ferreira – Departamento de Letras – UFSCar
Carla Betina Andreucci Polido – Departamento de Medicina – UFSCar
Carla Regina Silva – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Carla Renata Rufo – Eixo Tecnológico de Gestão – IFSP
Carlos A. Ferreira Martins – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Carlos Alberto Maquera Apaza – Departamento de Matemática – USP
Carlos Castro – Departamento de Fisioterapia – UFSCar
Carlos José de Almeida Pereira – Computação – IFSP
Carlos Roberto M. Andrade – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Carolina de Paula Machado – Departamento de Letras – UFSCar
Carolina Guedes Machado – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Caue Ribeiro de Oliveira – Embrapa Instrumentação
Cesar Rogerio de Oliveira – Departamento de Matemática – UFSCar
Cibele Maria Russo Novelli – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Cibele Saliba Rizek – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Claudia Aline Valente Santos – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Claudia Alves Fabiano – Departamento de Artes Cênicas – ECA/USP
Claudia De Mori – Embrapa Pecuária Sudeste
Claudia Raimundo Reyes – Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – UFSCar
Claudio Fabiano Motta Toledo – Departamento de Sistemas de Computação – ICMC/USP
Claudionor Francisco do Nascimento – Departamento de Engenharia Elétrica – UFSCar
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda – Departamento de Psicologia – UFSCar.
Cristina Helena Bruno – Departamento de Medicina – UFSCar
Cynthia de Oliveira Lage Ferreira – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Daniel H. Silva – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Daniel S. Corrêa – Embrapa Instrumentação
Daniel Varela Magalhães – Departamento de Engenharia Mecânica – EESC/USP
Daniel Vendrúscolo – Departamento de Matemática – UFSCar
Daniela Godoi Jacomassi – Departamento de Educação Física – UFSCar
Danilo Manzani – Departamento de Química e Física Molecular – IQSC/USP
David M Sperling – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Dayana Almeida – Departamento de Ciências Ambientais – UFSCar
Débora Cristina Morato Pinto – Departamento de Filosofia – UFSCar
Débora Gusmão Melo – Departamento de Medicina – UFSCar
Débora Marcondes Bastos Pereira – Embrapa Instrumentação
Denise Balestrero Menezes – Departamento de Engenharia Civil – UFSCar
Diana Junkes – Departamento de Letras – UFSCar
Diléia Aparecida Martins – Departamento de Psicologia – UFSCar
Douglas Aparecido de Campos – Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar
Edna Maura Zufi – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Eduarda Megumi Kawase – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – UFSCar
Eduardo Bessa Azevedo – Instituto de Química de São Carlos – USP
Eduardo Pinto e Silva – Departamento de Educação – UFSCar
Eduvaldo Paulo Sichieri – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Eliane H Augusto Navarro – Departamento de Letras – UFSCar
Elisa Yumi Nakagawa – Departamento de Sistemas de Computação – ICMC/USP
Elisabeth Márcia Martucci – Departamento de Ciência da Informação – UFSCar
Emanuel Carrilho – Instituto de Química de São Carlos – USP
Emilia Freitas de Lima – Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – UFSCar
Érico Masiero – Departamento de Engenharia Civil – UFSCar
Érika Rímoli Mota da Silva – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – UFSCar
Eugenio Foresti – Professor Emérito e ex-diretor da Escola de Engenharia de São Carlos – USP
Eulalia Portela Negrelos – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Fábio Lopes – Instituto de Javier – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Fábio Viadanna Serrão – Departamento de Fisioterapia – UFSCar
Fabricio Simeoni de Sousa – Departamento de Matemática Aplicada e Estatística – ICMC/USP
Fernanda Arêas Peixoto – Departamento de Antropologia – FFLCH/USP
Marina Jorge da Silva – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Fernanda Castelano Rodrigues – Departamento de Letras – UFSCar
Fernando Augusto Vasilceac – Departamento de Gerontologia – UFSCar
Fernando de Lima Caneppele – Departamento de Engenharia de Biossistemas – USP
Fernando Manfio – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Fernando Periotto – Centro de Ciências da Natureza – UFSCar
Fernando Santos Osório – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz – Departamento de Filosofia – UFSCar
Flávia Bezerra de Menezes Hirata Vale – Departamento de Letras – UFSCar
Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar – Departamento de Filosofia – UFSCar
Francisco Braun – Departamento de Matemática – UFSCar
Franklina M. B. Toledo – Departamento de Matemática Aplicada e Estatística – ICMC/USP
Gabriel Baratelli de Souza – Departamento de Física – UFSCar
Gabriela Aniceto – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – UFSCar
Gerson Petronilho – Departamento de Matemática – UFSCar
Giovana Garcia Morato – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Gisele Paiva – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Giselle Modé Magalhães – Departamento de Educação – UFSCar
Glaucius Oliva – Instituto de Física de São Carlos – USP
Guillermo Antonio Lobos – Departamento de Matemática – UFSCar
Gustavo Nunes de Oliveira – Departamento de Medicina – UFSCar
Heber Lombardi de Carvalho – Centro de Ciências da Natureza – UFSCar
Helenice Jane Cote Gil Coury – Departamento de Fisioterapia – UFSCar
Heloisa Chalmers Sisla – Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – UFSCar
Herivelto Martins Borge Filho – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Hilde Harb Buzza – Instituto de Física de São Carlos – USP
Igor Mencattini – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Inessa Lacativa Bagatini – Departamento de Botânica – UFSCar
Isabela Aparecida de Oliveira Lussi – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Isadora Valencise Gregolin – Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar
Itacy Salgado Basso – Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar
Ivan Xavier Moura do Nascimento – Departamento de Matemática – UFSCar
Ivo Machado da Costa – Departamento de Matemática – UFSCar
Jacqueline Denubila Costa – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Jair Borges Barbosa Neto – Departamento de Medicina – UFSCar
Jamile Claro de Castro Bussadori – Departamento de Enfermagem – UFSCar
Janaína Cabello – Departamento de Psicologia – UFSCar.
Janaina mascarenhas Hornos da Costa – Escola de Engenharia de São Carlos -USP
Janete Crema Simal – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Jarina Rodrigues Fernandes – Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – UFSCar
Javier Mazariegos Pablos – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Jeanne Liliane Marlene Michel – Departamento de Enfermagem – UFSCar
Jeferson Tavares – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Jefferson Tadeu Frias – Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação – UFSCar
João Alberto Camarotto – Departamento de Engenharia de Produção – UFSCar.
João Carlos Vieira Sampaio – Departamento de Matemática – UFSCar
João de Mendonça Naime – Embrapa Instrumentação
João Marcos de Almeida Lopes – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
João Oiano Neto – Embrapa Pecuária Sudeste
João Paulo da Silva – Departamento de Psicologia – UFSCar
João Roberto Martins Filho – Departamento de Ciências Sociais – UFSCar
Joelson Gonçalves de Carvalho – Departamento de Ciências Sociais – UFSCar.
Jorge Mattar Villela – Departamento de Ciências Sociais – UFSCar
José Antonio Salvador – Departamento de Matemática – UFSCar
José Augusto Marcondes Agnelli – Departamento de Engenharia de Materiais – UFSCar
Jose Fernando Rodrigues Junior – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
José Manoel Marconcini – Embrapa Instrumentação
José Ruidival Soares dos Santos Filho – Departamento de Matemática – UFSCar
Joselia Batista de Jesus – Centro de Atenção Psicosocial II – Prefeitura Municipal de São Carlos
Josi Carolina da Silva Leme – Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSCar
Josnei Novacoski – Departamento de Matemática – UFSCar
Joubert Jose Lancha – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Julia Yoko Tachikawa – Unidade de Atendimento à Criança – UFSCar
Juliana Cardoso Esteves – Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana – UFSCar
Juliana Cobre – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Juliana Hotta Ansai – Departamento de Gerontologia – UFSCar
Juliana Morais Menegussi – Unidade Saúde Escola – UFSCar
Julio Cesar Coelho de Rose – Departamento de Psicologia – UFSCar
Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco, Departamento de Sistemas de Computação – ICMC/USP
Karin Maria Soares Chvatal – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Karina Gramani Say – Departamento de Gerontologia – UFSCar
Karina Nogueira Zambone Pinto Rossi – Departamento de Morfologia e Patologia – UFSCar
Kelen Almeida Dornelles – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Lara Ferreira dos Santos – Departamento de Psicologia – UFSCar
Larissa Campagna Martini Barbosa – Departamento de Medicina – UFSCar
Lea Chapaval Andri – Embrapa Pecuária Sudeste
Leandro Fiorini Aurichi – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Leonardo Marquez Pedro -. Departamento de Engenharia Mecânica – UFSCar
Leonardo Reghini Scola Gonçalves – Departamento de Física – UFSCar
Leonardo Santos Amâncio Cabral – Departamento de Psicologia – UFSCar
Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira – Departamento de Engenharia Mecânica – EESC/USP
Liane Bordignon – Departamento de Matemática – UFSCar
Lisandra Marques Gava Borges – Departamento de Genética e Evolução – UFSCar
Lívia Celegati Pan – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Livia Grotto – Instituto de Línguas – UFSCar
Lucas Bueno Ruas de Oliveira – Computação – IFSP
Lucas Vinicio de Carvalho Maciel – Departamento de Letras – UFSCar
Lucia Zanin Shimbo – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Luciana Bolzan Agnelli Martinez – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Luciana Bongiovanni Martins Schenk – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Luciana Correia de Almeida Regitano – Embrapa Pecuária Sudeste
Luciana de Souza Gracioso – Departamento de Ciência da Informação – UFSCar
Luciana Márcia Gonçalves – Departamento de Engenharia Civil – UFSCar
Luciana Nogueira Fioroni – Departamento de Psicologia – UFSCar
Lucio Andre de Castro Jorge – Embrapa Instrumentação
Luís Antônio Carvalho dos Santos – Departamento de Matemática – UFSCar
Luis Gustavo Nonato – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Luiz Antonio N. Falcoski – Departamento de Engenharia Civil – UFSCar
Luiz Bezerra Neto – Departamento de Educação – UFSCar.
Luiz Eduardo Moschini – Departamento de. Ciências Ambientais – UFSCar
Luiz Francisco Zafalon – Embrapa Pecuária Sudeste
Luiz Hartmann – Departamento de Matemática – UFSCar
Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida – Departamento de Engenharia Mecânica – UFSCar
Luiz Roberto Gomes – Departamento de Educação – UFSCar
Maíra Martins da Silva – Departamento de Engenharia Mecânica – EESC/USP
Manoel Rodrigues Alves – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Marcel Fantin – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Marcela M Brandão Vinholis – Embrapa Pecuaria Sudeste
Marcelo de Godoy Domingues – Professor de Filosofia – IFSP/São Carlos
Marcelo José Botta – Departamento de Matemática – UFSCar
Marcelo Suzuki – Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP São Carlos
Marcelo Zaiat – Departamento de Hidráulica e Saneamento – EESC/USP
Márcia Cristina Anderson Braz Federson – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Marcia Regina Cominetti – Departamento de Gerontologia – UFSCar
Marcio Eduardo Delamaro – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Márcio Minto Fabricio – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Marcio Rogério Tomazzi Estevo – Bibliotecário IFSP
Marco A. C. Zabotto – Departamento de Computação – UFSCar
Marcos Roberto Monteiro – Departamento de Engenharia Mecânica – UFSCar
Maria Aparecida Mello – Departamento de Teoria e Práticas Peddagógicas – UFSCar
Maria Aparecida Soares Ruas – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Maria Carla Corrochano – Departamento de Ciências Humanas e Educação – UFSCar
Maria Cláudia da Silva Saccomani – Unidade de Atendimento à Criança – UFSCar
Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes – Departamento de Educação – UFSCar
Maria Cristina dos Santos – Departamento de Educação – UFSCar.
Maria Cristina Ferreira de Oliveira – Departamento de Ciências de Computação e Diretora do Instituto de
Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Maria Cristina Priore – Editora da UFSCar
Maria de Jesus Dutra dos Reis – Departamento de Psicologia – UFSCar
Maria Fernanda Barboza Cid – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Maria Lúcia Teixeira Machado – Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em
Economia Solidária – UFSCar
Maria Luiza Franceschi Nicodemo – Embrapa Pecuária Sudeste
Maria Olímpia de Oliveira Rezende – Instituto de Química de São Carlos – USP
Maria Stella C. de Alcantara Gil – Departamento de Psicologia – UFSCar
Mariana Arias Avila Vera – Departamento de Fisioterapia – UFSCar
Mariana de Almeida Prado Fagá – Departamento de Medicina – UFSCar
Mariana Luz Pessoa de Barros – Departamento de Letras – UFSCar
Marilia Leite Washington – Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar
Marina Andretta – Departamento de Matemática Aplicada e Estatística – ICMC/USP
Marinho Gomes de Andrade Filho – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Maristela Oliveira dos Santos – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Márlon Caetano Ramos Pessanha – Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar
Marlon Fernandes Rodrigues Alves – Eixo tecnológico de Gestão – IFSP/São Carlos
Marystela Ferreira – Departamento de Física, Departamento de Matemática e Departamento de Química
– UFSCar
Mateus Cecilio Gerolamo – Departamento de Engenharia de Produção – EESC/USP
Michelle Barreto Requena – Instituto de Física de São Carlos – USP
Michelle Selma Hahn – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Miguel Antonio Buzzar – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Mirelle Alves da Silva – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Moacir Antonelli Ponti – Departamento Ciências de Computação – USP
Monica F. Caron – Departamento de Geografía, Turismo e Humanidades – UFSCar
Monica Loyola Stival – Departamento de Filosofia – UFSCar
Monika Wernet – Departamento de Enfermagem – UFSCar
Murilo Coelho Naldi – Departamento de Computação – UFSCar
Nassim Chamel Elias – Departamento de Psicologia – UFSCar
Natalia A. V. Bedoya – Departamento de Matemática – UFSCar
Nelci Adriana C. F. Rocha – Departamento de Fisioterapia – UFSCar
Nemesio Neves Batista Salvador – Departamento de Engenharia Civil – UFSCar
Néocles Alves Pereira – Departamento de Engenharia de Produção – UFSCar
Newton Lima Neto – Departamento Engenharia de Produção – UFSCar
Olimpio Hiroshi Miyagaki – Departamento de Matemática – UFSCar
Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez – Departamento de Engenharia Mecânica – EESC/USP
Oto Araújo Vale – Departamento de Letras – UFSCar
Oziride Manzoli Neto – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Patricia Carla de Souza Della Barba – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Patrícia Tholon – Embrapa Pecuária Sudeste
Paula Giovana Furlan – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Paula Hentschel Lobo da Costa – Departamento de Educação Física e Motricidade Humana – UFSCar
Paula Regina Mendes da Silva Serrão – Departamento de Fisioterapia – UFSCar
Paulo Barbeitas Miranda – Instituto de Física de São Carlos – USP
Paulo César Castral – Instituto de Aarquitetura e Urbanismo – USP
Paulo Cesar de Camargo – Departamento de Física – UFSCar
Paulo Sérgio Teixeira – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Paulo Teixeira Lacava – Departamento de Morfologia e Patologia – UFSCar
Pedro Augusto de Paula Nascente – Departamento de Engenharia de Materiais – UFSCar
Pedro Paulo de Magalhães Rios – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Pedro Sérgio Fadini – Departamento de Química – UFSCar
Piero Leirner – Departamento de Ciência Sociais – FSCar
Rafael Izbicki – Departamento de Estatística – UFSCar
Raquel de Lima Camargo Giordano – Departamento de Engenharia Química – UFSCar
Regilene Delazari dos Santos Oliveira – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Rejane Cristina Rocha – Departamento de Letras – UFSCar
Renata Bovo Peres – Departamento de Ciências Ambientais – UFSCar
Renata Giannecchini Bongiovanni Kishi – Departamento de Medicina – UFSCar
Renata Goncalves Mendes – Departamento de Fisioterapia – UFSCar
Renata Maria Moschen Nascente – Departamento de Educação – UFSCar
Renata Pontin de Mattos Fortes – Departamento Ciências de Computação – ICMC/USP
Renato Luiz Sobral Anelli – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Rhainer Guillermo Ferreira – Departamento de Hidrobiologia – UFSCar
Ricardo Cerri – Departamento de Computação – UFSCar
Ricardo José Ferrari – Departamento de Computação – UFSCar
Ricardo M. Marcacini – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Ricardo Sandes Ehlers – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP
Ricardo Siloto da Silva – Departamento Engenharia Civil – UFSCar
Ricardo Soares Vieira – Departamento de Matemática – UFSCar
Ricardo Yassushi Inamasu – Embrapa Instrumentação
Rita de Càssia Arruda Fajardo – Docente do Eixo Tecnológico de Gestão – IFSP São Carlos
Roberto A. Martins – Departamento de Engenharia de Produção – UFSCar
Roberto de Campos Giordano – Departamento de Engenharia Química – UFSCar
Roberto Ribeiro Paterlini – Departamento de Matemática – UFSCar
Roberto Tomasi – Departamento de Engenharia de Materiais – UFSCar
Rodrigo Elias Bianchi – Computação – IFSP
Rodrigo Henrique Ramos – Computação – IFSP
Rodrigo Vecchio Fornari – Departamento de Psicologia – UFSCar
Rosa Maria Moraes Anunciato – Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – UFSCar.
Rosa Yokota – Departamento de Letras – UFSCar
Rosalina Ogido – Departamento de Medicina- UFSCar
Rosana Batista Monteiro. Departamento de Ciências Humanas e Educação – UFSCar
Rosana Mattioli – Departamento de Fisioterapia – UFSCar.
Rosemeire Aparecida Scopinho – Departamento de Psicologia – UFSCar
Ruy Sardinha Lopes – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Ruy Tojeiro de Figueiredo Junior – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Sabrina Helena Ferigato – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Sandra Regina Buttros Gattolin – Departamento de Letras – UFSCar
Sandra Regina Mota Silva – Departamento Engenharia Civil – UFSCAR
Sandro Gallo – Departamento de Estatística – UFSCar
Sarah Feldman Inatituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Sarita Mazzini Bruschi – Departamento de Sistemas de Computação – ICMC/USP
Sergio Henrique Monari Soares – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Sérgio Luís Zani – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Sergio Raposo de Medeiros – Nutrição Animal – Embrapa Pecuária Sudeste
Sidney Bruce Shiki – Departamento de Engenharia Mecânica – UFSCar
Silvana Gama Florencio Chachá – Departamento de Medicina – UFSCar
Silvana Maria Affonso de Lara – Computação – IFSP – São Carlos
Silvia H. Zem Mascarenhas – Departamento de Enfermagem – UFSCar
Simone Helena Tanoue Vizioli – Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP
Sonia Regina Zerbetto – Departamento de Enfermagem – UFSCar
Stela Marcia Mattiello – Departamento de Fisioterapia – UFSCar
Taís Bleicher – Departamento de Psicologia – UFSCar
Taís Quevedo Marcolino – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Targino de Araújo Filho – Departamento de Engenharia de Produção – UFSCar
Tatiana Barbieri Bombarda – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Tatiana de Oliveira Sato – Departamento de Fisioterapia – UFSCar
Tatiane Cristina Bonfim – Secretaria das Ações Afirmativas Diversidade e Equidade e Pós graduação em
Educação Especial – UFSCar
Thaís Maria Dalbelo – Departamento de Matemática – UFSCar
Thelma Simões Matsukura – Departamento de Terapia Ocupacional – UFSCar
Thiago Luiz de Russo – Departamento de Fisioterapia – UFSCar
Tiago Henrique Trojahn – IFSP – São Carlos
Tomas Edson Barros – Departamento de Matemática – UFSCar
Ton Marar, SME – Departamento de Matemática Aplicada e Estatística – ICMC/USP
Ubirajara Pereira Rodrigues Filho – Instituto de Química de São Carlos – USP
Ursula Marcondes Westin – UNICEP São Carlos
Victor Hugo Jorge Perez – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Vilma Alves de Oliveira – Departamento de Engenharia Elétrica – EESC/USP
Vítor Brunelli Pereira – Departamento de Física – UFSCar
Vivian Aline Mininel – Departamento de Enfermagem – UFSCar
Viviane Cristina Garcia de Stefani – Professora de idiomas – IFSP/São Carlos
Wagner dos Santos Figueiredo – Departamento de Medicina – UFSCar
Wagner Vieira Leite Nunes – Departamento de Matemática – ICMC/USP
Walter Ruggeri Waldman – Departamento de Física, Química e Matemática – UFSCar
Wania Tedeschi – Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação – UFSCar IFSP/Campinas
Wilson Alves-Bezerra – Departamento de Letras – UFSCar
Wilson Malagó Junior – Embrapa Pecuária Sudeste
Zilda Aparecida Pereira Del Prette – Departamento de Psicologia – UFSCar