Projeto de lei batiza como professor Rosoé Donato escola do Jóquei Clube 

Rosoé foi professor

PL 345/22 é de autoria da deputada Márcia Lia 

A deputada estadual Márcia Lia apresentou projeto de lei que homenageia o professor Rosoé Francisco Donato dando seu nome à escola estadual do Residencial Santo Antônio, localizado no bairro do Jóquei Clube, em São Carlos. 

O PL 345/2022 está em tramitação na Assembleia Legislativa desde o início do mês de junho e deu entrada na Comissão de Constituição e Justiça no dia 15. 

“Nossa proposta é uma justa homenagem a um educador reconhecido e querido na cidade, do qual nos despedimos há exatamente um ano. O legado do professor Rosoé é sua defesa inflamada da educação pública de qualidade, da transformação social por meio do conhecimento e da educação, além da militância político partidária e da trajetória como formador político”, fala a deputada Márcia Lia.

Professor Rosoé Francisco Donato, filho de Cleide e José Carlos, caçula de oito filhos, era mestre em Sociologia e graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Unesp em Araraquara, graduado em História pela Unicep e graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca. 

Foram 28 anos lecionando na rede estadual de ensino e ministrando cursos, aulas e palestras em universidades e Escolas do Parlamento, além da formação política dentro do Partido dos Trabalhadores, ao qual foi filiado por 28 anos.  

Entre 2001 e 2012 esteve na Administração Pública construindo políticas em diferentes áreas, com destaque para a atuação como secretário de Planejamento e Gestão e para a implementação e coordenação do Orçamento Participativo. 

Professor Rosoé encerrou a carreira profissional como diretor da Escola Estadual Esterina Placco e como professor de Sociologia da Escola Orlando Telles. Casado com Heleni Maria Gomes Donato, ele nos deixou aos 50 anos, em junho de 2021. 

“Nosso companheiro Rosoé nos deixou muito cedo, com muita coisa ainda a ser construída. Por aqui, seguimos lutando a sua luta e deixando sua marca para que ele nunca seja esquecido”, finaliza a deputada.