Projeto realiza atividades na semana de luta das pessoas com deficiência

Atividades são realizadas por projeto

Semana Semear promoverá roda de conversa, apresentação de dança, artes marciais, contação de histórias, música e orientações sobre alimentação e meio ambiente

No dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi oficializada em 2005 e surgiu como uma forma de proporcionar a integração dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária. Para celebrar a ocasião com alegria, de 16 a 20 de setembro, a Fundação Toque, em parceria com o projeto Curta Cultura com a Gente – II Edição, promoverá a Semana Semear para alunos e familiares da instituição, com diversas atividades culturais.

O evento será realizado nos períodos da manhã e tarde e tem uma agenda robusta. “A ideia é que os pais possam se envolver na rotina dos alunos e entender de fato como cada pequena conquista diária é uma grande vitória para eles. Além disso, ter essa vivência num ambiente de aprendizagem com a família traz entusiasmo para os atendidos e motivação para continuar”, explica Márcia Pizzone, assistente de Coordenação Educativa do projeto Curta Cultura com a Gente.

No primeiro dia da programação, segunda-feira (16), acontecerá uma roda de conversa e jogos teatrais, além de apresentações com percussão corporal e danças com bambolê e circular. Já na terça-feira (17), haverá aulas de artes marciais com percepção corporal, contações de histórias sobre reciclagem e reutilização e produção de vasos de garrafa pet. Na quarta-feira (18), as famílias terão contato com uma horta por meio do plantio de mudas, receberão orientações sobre a importância da alimentação saudável e da compostagem e assistirão a uma apresentação de dança com cadeirantes.

Quem comparecer na quinta-feira (19), participará de um bate-papo sobre autoestima e resgate da memória a partir do olfato. Além disso, haverá contação de histórias com o tema alimentação saudável. Para encerrar a Semana Semear, na sexta-feira (20), a instituição abordará dicas sobre práticas esportivas e contará com uma apresentação de dança dos alunos. Ao final da manhã e da tarde, os convidados poderão saborear quitutes feitos com produtos naturais da horta da Fundação Toque.

Todas as atividades dessa semana especial dedicada à luta das pessoas com deficiências serão promovidas em parceria com os professores do projeto Curta Cultura com a Gente – II Edição, que acontece desde maio na instituição e oferece aos 60 alunos oficinas artísticas de contação de histórias, teatro, dança, musicalização, percussão e artes, para auxiliar o aprimoramento de habilidades motoras e intelectuais, bem como a sociabilização. A iniciativa é uma realização da ComTexto Cultural, produtora especializada em projetos culturais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio da Cutrale.

“Com eventos como a Semana Semear podemos fortalecer o trabalho sério que fazemos com esses alunos e ressaltar a importância das tarefas em conjunto com as famílias para promoção da saúde e bem-estar das pessoas com deficiências”, afirma Júlia Berwerth, produtora executiva do Curta Cultura com a Gente.

Sobre a ComTexto Cultural

A ComTexto aliou sua experiência de 24 anos na área de Comunicação Corporativa a sua expertise com eventos e ações de fomento à cultura e criou o seu braço cultural. A empresa trabalha na formatação, produção e gestão de projetos em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania, entre outras leis de incentivo, como a do Esporte.

 

Mais informações: https://www.facebook.com/ctextocultural/