O Partido dos Trabalhadores e as bancadas petistas na Câmara e no Senado abriram processo contra a Rede Globo e os apresentadores da emissora Faustão e Luciano Huck por abuso de poder econômico. A ação foi movida após participação de Huck no programa Domingão do Faustão deste domingo (7), com a justificativa que Huck o utilizou para se promover como candidato à Presidência da República.
Na entrevista à Faustão, o apresentador da TV Globo Luciano Huck afirmou que trabalha para mobilizar “pessoas a se lançarem na política para tentar renovar”.
O apresentador do Caldeirão negou mais uma vez que pretenda sair candidato à presidente neste ano. Disse que optou pela via dos “movimentos cívicos”, pois “os partidos políticos estão derretendo”.
“Embora sem assumir ainda a candidatura de seu funcionário”, diz o texto da representação petista, “as Organizações Globo abrem espaço para o apresentador Fausto Silva e o pré-candidato Luciano Huck “discorram acerca da necessidade dos brasileiros darem espaço para uma candidatura nova (a dele Luciano Huck)”, durante vários minutos, em rede nacional.
Luciano Huck aproveitou a entrevista e realizou uma declaração: “Neste momento, se eu me isentar de tentar melhorar, eu estaria sendo covarde. Não quero que seja uma pretensão minha [ser presidente] e não quero ser pretensioso de maneira nenhuma. O que estou fazendo, e vou continuar fazendo, é tentar mobilizar uma geração inteira”.
A representação também destaca o fato de que “as Organizações Globo, de modo objetivo e direto passou a promover a pré-candidatura de seu funcionário Luciano Huck, utilizando-se de uma estrutura midiática que nenhum outro pré-candidato terá acesso, causando interferência antecipada na lisura e na igualdade da disputa presidencial que se avizinha”.
O apresentador vem sendo sondado por alguns partidos para ser candidato a presidente neste ano. Huck, no entanto, já afirmou em novembro que não deve concorrer ao principal cargo eletivo do país: “Contem comigo. Mas não como candidato a presidente”.
Saiba mais em: Luciano Huck não concorrerá à presidência em 2018
Foto: Reprodução Globo