Quando a morte de um trabalhador entristece São Carlos e região

Um trabalhador é sempre um abençoado. Pelo menos assim, aprendi na minha casa, pois meu pai foi metalúrgico da Tecumseh do Brasil por mais de 40 anos. Mas a notícia de hoje do falecimento do operário Wagner Augusto da Silva, na planta da Electrolux de São Carlos, quando operava uma prensa no setor de estamparia deixou todas as pessoas chocadas e enlutadas.

Quem conhecia o Wagner, que era de Ribeirão Bonito, e também aqueles que passaram pela frente da empresa logo cedinho para começar mais um dia de trabalho em outro lugar estão entristecidos. Todo mundo parou, fez um silêncio e uma prece em seu coração para lembrar do passamento de um pai que saiu de casa na noite de ontem para buscar o sustento de sua família e infelizmente não retornará para o seu lar.

As causas da tragédia? É claro, devem ser apuradas, como bem disse o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Vanderlei Strano, para que novos acidentes não aconteçam, a família, nesse momento imensurável de tanta dor precisará de apoio, porém isso tudo que as pessoas podem fazer pelos entes queridos do trabalhador é nada, diante de uma perda irreparável como essa.

Esse tipo de acidente com uma pessoa que estava labutando pela vida numa empresa das mais importantes do mundo industrializado nos leva a refletir como pequenos somos neste imenso universo. Já paramos para pensar que hoje quando abrimos nossos olhos pode ter sido a última vez que fizemos isso? A vida é efêmera, quando acontecem essas fatalidades resta apenas o conforto espiritual que as vezes demora tempos para aparecer, justamente porque não conseguimos entender a dimensão que é perder uma pessoa amada.

A cidade de São Carlos, de Ribeirão Bonito, a região central do Estado de SP chora copiosamente pela partida do jovem Wagner, porque um trabalhador jamais deveria falecer no exercício de sua função, esse tipo de situação machuca demais e nos deixa prostrados, sem vontade de prosseguir no caminho.

Enquanto vemos um trabalhador dedicado e honesto partir acompanhamos pelo Brasil e mundo afora diversas escândalos que envolvem aqueles que deveriam cuidar de nosso bem-estar, aqueles que deveriam lutar por melhores salários para os operários, mas que na verdade só pensam em seu próprio umbigo e tentam se proteger numa casta cada dia mais rica, enquanto a classe trabalhadora é empobrecida e esmagada diuturnamente.

À família do Wagner fica aqui o coração de todos os trabalhadores e trabalhadoras da região. Não podemos fazer muito, apenas rezar para que vocês recebam o conforto vindo dos céus e que ele tenha a paz necessária e o abraço carinhoso de Deus.

Hoje é um dia muito triste para todos os que possuem ou buscam um emprego!

 

Renato Chimirri