Quem tem rinite sofrerá em São Carlos ao longo dessa semana

Tempo seco

A semana promete ser mais quente em São Carlos se comparada aos últimos 15 dias, porém a secura permanecerá igual ou pior, ou seja, a umidade relativa do ar que nesta manhã de segunda, 12, está em 42%, no período da tarde abaixará consideravelmente e assim se sucederá ao longo da semana. O problema é que a baixa umidade do ar traz complicações alérgicas e respiratórias justamente em um momento complicado da pandemia de COVID, uma doença que atinge justamente o sistema respiratório.

O clima seco prejudica as condições de saúde e também causa o aumento potencial de incêndios em terrenos, o que desemboca em pior qualidade do ar e aumento dos problemas respiratórios.

Quem deve sofrer muito nesta semana são as pessoas que tem rinite, essa doença que consiste em uma inflamação das mucosas do nariz e é causada por resfriados, produtos químicos irritantes, medicamentos, alergia e pode ser agravada pelas condições do tempo.

Por isso, mesmo que você não sofra de um problema respiratório é fundamental se evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15 horas, período de sol mais forte, umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.