Raio-X do Secretariado do 2º mandato de Airton Garcia

Equipe reunida

APRESENTAMOS UM RAIO-X DO SECRETÁRIO DO 2º MANDATO DE AIRTON GARCIA:

SECRETARIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA – AMARILUZ GARCIA FERREIRA.

É irmã do prefeito Airton Garcia. A gestão nessa área pode fazer muito mais com política afirmativas para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Resta saber se terá orçamento para isso. Precisará da visão necessária para entender as necessidades dessa expressiva parcela da população.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO – DHONY OLIVEIRA SOUZA (PARANÁ FILHO)

Paraná Filho é um político experiente. Como vereador, sabe debater no plenário e tem visão das coisas, pois é advogado por formação. Tem experiência para conduzir a Secretaria de Agricultura, mas muitos acreditam que ele poderia estar na Câmara Municipal onde certamente elevaria o nível do debate político. Se colocar sua expertise na pasta, por onde já esteve, tem capacidade para fazer um bom trabalho.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL – GLAZIELA CRISTIANI SOLFA MARQUES

Continua seu trabalho desde o primeiro mandato. Muitos davam sua saída como certa da Prefeitura, porém conseguiu manter sua posição, mas agora precisará demonstrar mais resultados e até fazer um marketing melhor do seu comando numa área que é delicada.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – MATEUS DE AQUINO

Mateus foi o secretário de Comunicação que melhor entendeu a dinâmica da imprensa na cidade. Tem estilo conciliador e foi papel importante no comitê de combate ao Coronavírus. Na Comunicação, sua função é tentar levar o governo Airton Garcia para mais perto da população, mas só fará isso se a política ajudar, as pautas forem positivas e as demais secretarias não lhe derem muitos incêndios para serem apagados.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – WANDA HOFFMANN

A ex-reitora da UFSCar entre alguns servidores da área despertou curiosidade. Terá que superar o trabalho de Nino Mengatti na pasta da Educação que é uma das mais sensíveis de qualquer administração, porém enfrentará resistência de parte dos servidores que se constituem numa das parcelas mais mobilizadas do funcionalismo municipal. Dizem que a professora tem sonhos mais altos, como ser candidata ao cargo que hoje Airton ocupa. A ver.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E CULTURA -JOÃO BATISTA MULLER

Muller esteve em todos os governos dos últimos 25 anos (exceto o de Altomani que não desperta saudade no são-carlense), à frente de alguma pasta ou como vereador. Já ocupou diversos cargos e é considerado um bom gestor. Esteve cotado para dirigir o SAAE, mas acabou na Secretaria de Esportes, pasta que ocupou com Newton Lima. É criativo, certamente movimentará o setor, mas se quiser prosperar na política precisa se identificar definitivamente com algum grupo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA – MÁRIO LUIZ DUARTE ANTUNES

Um técnico. Escolha acertada, é querido por muitos na Prefeitura e faz um trabalho que pouco aparece aos olhos da população, mas que é fundamental para a cidade. Dizem nos bastidores que Mário é considerado imprescindível pelo prefeito Airton Garcia. Se isso for verdade, Airton acertou a mão na escolha.

SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS – HELENA MARIA CUNHA DO CARMO ANTUNES

Tida como a Dama de Ferro da gestão, está na Prefeitura desde o governo Altomani. Muitos servidores não gostam do seu comando na pasta, porém é vista aos olhos de quem governa como eficiente, técnica e de pouca prosa, o que pode ser um grande benefício nesse setor. O fato é que o funcionalismo deverá ter Doutora Helena por mais quatro anos ao seu lado, gostem ou não.

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO – EDSON ANTONIO FERMIANO

“Vai indo bem!” A frase que consagrou Edson Fermiano na política local ficou famosa. Ele trabalhou nos governos Melo, Newton Lima (como presidente da Câmara), assim como no de Oswaldo Barba. Com Airton Garcia, se transformou no todo-poderoso Secretário de Governo, o homem da articulação política. Com seu jeito tranquilo de conversar, tem tirado de letra um local que é o seu habitat natural que é a cena política. É o ponto de equilíbrio do governo municipal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO – CAIO GRACO HORTENZI VILELA BRAGA

Foi secretário de Altomani, mas não ficou por muito tempo. Tem a política na história da família, mas terá que exercer uma função técnica e que exige bastante conhecimento do assunto. Estará em sua área, mas precisará ter jogo de cintura, pois essa secretaria é um dos alvos preferidos de vereadores descontentes com a gestão municipal, inclusive os da base do governo. Resta saber se ficará o mandato todo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – JOSÉ GALIZIA TUNDISI

Tundisi tem nome, mas seu trabalho passou muito longe de ser vistoso no governo Airton Garcia. Terá que fazer muito mais para justificar a fama na área que é fruto de seus vastos predicados acadêmicos. Será que conseguirá implantar a coleta seletiva de lixo ao longo deste novo governo?

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS – JÚLIO CESAR ALVES FERREIRA

Foi retirado da Prohab, agora volta como Secretário de Obras. Terá trabalho pela frente e muita gente de olho em sua secretaria.

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO – LUIS ANTONIO PANONE

Foi prefeito de Descalvado, é um advogado capacitado, se entender a dinâmica da pasta e da política local e evitar o fogo amigo dentro do governo poderá fazer um bom trabalho.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – MARCOS PALERMO

Palermo é um secretário midiático. Sabe usar a imprensa para expor suas ideias. Tem a seu favor o trabalho realizado neste momento de pandemia da COVID-19. Precisará organizar o sistema de saúde e enfrentar os conflitos sempre recorrentes com a Santa Casa, que, por exemplo, quer o referenciamento de atendimento no seu pronto-socorro. A saúde é uma gargalo, Palermo terá que se virar.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL – SAMIR GARDINI

Mais um secretário que está sempre na mídia, pois lida com uma área sensível. Tem inúmeros desafios pela frente. O primeiro deles foi vencido quando alguns vereadores queriam nomear outra pessoa para a pasta. Mas nos bastidores quem comanda a Prefeitura vê com bons olhos o trabalho do Coronel Reformado da PM.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS – MARIEL OLMO

Outra secretaria muito sensível, pois zela pela cidade. No final de ano deu para ver que o município está sujo novamente, mas durante o ano fez das tripas um coração para deixar ruas limpas e locais organizados. É uma das secretarias que mais tem trabalho a fazer durante uma gestão. Funciona como cartão de visita, se for mal, tudo parece que está desorganizado.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA – ORLANDO MENGATTI FILHO

Nino Mengatti foi secretário de Educação durante o primeiro governo Airton Garcia. Agora volta para a pasta do Trabalho onde estava Walcinyr Bragatto. Sua área será importante para o governo abrir novas frentes na economia, mas precisará ser criativo. O sucesso está em correr em busca de parcerias.

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO – ANTONIO CLOVIS PINTO FERRAZ

Foi secretário de Transportes durante o 1º governo Airton Garcia. Por seus críticos foi chamado de Rei do Semáforo, pois colocou diversos equipamentos deste tipo na cidade, também recebeu críticas por causa das faixas azuis e brancas que muitas pessoas falam que são escorregadias. Está de volta, será que conseguirá realizar a licitação do transporte público? Aliás, para ser secretário em São Carlos é preciso ser candidato a prefeito de Araraquara? Coca e Nino disputaram a eleição majoritária na Morada do Sol.

SECRETARIA MUNICIPAL ESPECIAL DE INFÂNCIA E JUVENTUDE – ANA BEATRIZ SODELLI

Secretaria ligada ao PTB, partido que apoiou Airton Garcia. Essa pasta tem possibilidade de boa visibilidade. No primeiro governo isso não ocorreu, mas o tema da criança é bem sensível atualmente e a secretária precisará compreender esta dinâmica para desempenhar papel, pelo menos, satisfatório no cargo.

FUNDAÇÕES E AUTARQUIAS

1 – FESC – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SÃO CARLOS – FERNANDO HENRIQUE DA SILVA CARVALHO

Sofre demais na pandemia, qualquer avaliação no momento é equivocada, pois lida diretamente com o público.

2 – FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE SÃO CARLOS – MARIA ISABEL ALVES LIMA

Essa fundação tem um trabalho belo e consolidado como guardiã da história da cidade. Deve ser preservado, mantido e ampliado.

3 –  SAAE – SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO – BENEDITO CARLOS MARCHEZIN

Falta água em diversos bairros, há vazamentos. Se Airton não melhorar o SAAE, não há Marchezin que o salve nesta área.