A Secretaria de Meio Ambiente de Estância Velha confirmou um caso de raiva na cidade. A morte de um bovino causou suspeita e os pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) foram chamados, já que o boi apresentava sintomas diferentes dos convencionais. Após a necropsia, os pesquisadores confirmaram que a causa da morte foi por raiva.
Na última quinta-feira, 30, o secretário municipal de Meio Ambiente e Preservação Ambiental (Semape), Edenilson Klaus, foi até o Bairro Rincão da Saudade, onde o caso foi confirmado, acompanhar a inspeção do veterinário do Município, Roberto Nardi. No local foram encontradas fezes sanguinolentas, que indicam a presença de morcegos, animal transmissor da raiva.
De acordo com Klaus, mais um caso está sendo investigado na mesma região. O secretário ressalta que o envolvimento da população é fundamental para que a doença não se propague. “Precisamos conscientizar a comunidade sobre a raiva, pois ela não atinge só os animais, mas também os humanos”, disse Klaus.
A prefeitura enviou um comunicado ao Estado solicitando o auxílio no combate à doença. O Semape segue estudando os possíveis focos e a localização dos ninhos de morcegos.
Os produtores de gado da cidade estão sendo orientados a vacinar seus animais para evitar a propagação da doença e a contaminação em humanos. A vacina pode ser encontrada nas agropecuárias.








