Mudanças na Rio Tapajós e Ray Wesley Herrick começam a valer na segunda, 4
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de São Carlos (SMTT) informa que na próxima segunda-feira (04/09) será realizada a implantação de mão única de direção nas ruas Rio Tapajós e Ray Wesley Herrick, localizadas no Jockey Clube.
A rua Rio Tapajós passará a ser mão única no sentido da rua Carlos Cicero Nogueira para a rua Rio Grande. Já a rua Ray Wesley Herrick, a partir do cruzamento com a rua Rio Grande, passará a ser mão única no sentido para a rua Carlos Cicero Nogueira.
O trecho da rua Ray Wesley Herrick entre a rua Rio Grande e a rotatória da rua Kenneth Gilbert Herrick permanece com mão dupla de circulação do trânsito.
As mudanças fazem parte das ações para melhorias do trânsito na região, como forma de aumentar a capacidade de fluidez e segurança do trânsito de veículos e pedestre, uma vez que na região ocorreu um crescimento urbanístico com implantação de empreendimentos horizontais e verticais, o que resulta no incremento de veículos na malha viária.
Ações foram executadas
Algumas ações já foram executadas, como o alargamento da rua Carlos Cicero Nogueira, implantação da rotatória no cruzamento com a rua Ray Wesley Herrick e implantados dispositivos redutores de velocidades (lombadas).
Outras intervenções viárias previstas para a região neste mês de setembro contemplam o alargamento da rua Ray Wesley Herrick entre a rua Rio Grande e a rotatória da rua Kenneth Gilbert Herrick que contará com uma ciclovia, além da implantação de rotatória na confluência viária das ruas Carlos Cicero Nogueira, Rio Tapajós e Rio Paraguai.
A sinalização das ciclofaixas da rua Ray Wesley Herrick e avenida Brasilino Damha também será realizada.
As empresas Jardim Santo Antônio Incorporação Imobiliária e HM44 Empreendimento Imobiliário vão custear os serviços como contrapartida ao município. O investimento será de R$ 1,3 milhão.
A SMTT recomenda aos motoristas atenção a sinalização de trânsito. Os agentes estarão no local para orientações complementares.
Rio Tapajós e Ray Wesley Herrick: importância da mão única
Uma rua de mão única pode ter várias vantagens e importâncias, dependendo do contexto em que é aplicada. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais as ruas de mão única são utilizadas:
Melhoria na segurança viária: Ruas de mão única podem reduzir o risco de acidentes, pois o tráfego flui em uma única direção. Isso elimina o perigo de colisões frontais, que são frequentemente mais graves.
Facilidade de navegação: Ruas de mão única tornam a navegação mais simples para motoristas, ciclistas e pedestres, pois não é necessário lidar com tráfego vindo na direção oposta.
Menos congestionamento: Quando bem planejadas, as ruas de mão única podem melhorar o fluxo de tráfego, reduzindo congestionamentos. Isso pode economizar tempo e combustível para os motoristas.
Estímulo ao comércio local: Ruas de mão única podem ser projetadas para incluir mais espaços para estacionamento e áreas para pedestres, tornando o ambiente mais agradável para compras. Isso pode beneficiar os negócios locais.
Melhoria da estética urbana: Ruas de mão única muitas vezes permitem a criação de áreas verdes, calçadas mais largas e elementos de paisagismo, melhorando a aparência geral de um bairro ou área urbana.
Redução da velocidade do tráfego: O tráfego em ruas de mão única tende a fluir mais devagar, o que pode reduzir a velocidade dos veículos e tornar a área mais segura para pedestres.
Facilidade de manutenção: Com apenas uma direção de tráfego, a manutenção da rua se torna mais simples e econômica, pois não é necessário lidar com desgaste desigual nas faixas de rolamento.
Melhoria na qualidade de vida: Ruas de mão única podem criar um ambiente mais agradável para os residentes locais, reduzindo o barulho e a poluição do ar, além de incentivar a caminhada e o ciclismo.
Leia mais: