Região de São Carlos deve permanecer na Fase Vermelha do Plano SP

Estado na Fase Vermelha

A região de São Carlos e Araraquara deve permanecer na Fase Vermelha do Plano SP de combate à COVID-19, caso o governo do Estado anuncie uma nova reclassificação nesta sexta, 16, seguindo os critérios atuais do Plano SP de Combate à Pandemia de COVID-19. Se nada mudar, a região permanecerá como está há uma semana, já que antes nos encontrávamos na chamada Fase Emergencial.

Seguindo o Plano SP, uma região só sai da Fase Vermelha se a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estiver abaixo dos 80%. Hoje, Departamento Regional de Saúde de Araraquara onde está São Carlos tem ocupação de 94,3% de leitos de UTI para a COVID-19, ou seja, bem acima do exigido pela proposta estadual.

A situação é melhor nas seguintes regiões: Baixada Santista, com 83%; Campinas, 84,3%; Grande São Paulo, 83,3%; Piracicaba, 83,4%; Registro, 84,6% e Taubaté, 84,2%.

Resta saber se o governo estadual manterá o critério técnico ou usará o expediente político para liberar alguma região, já que estamos perto do dia das mães, data muito esperada pelo comércio, especialmente neste período de profundas perdas em virtude da pandemia de COVID.