A reportagem apurou através de uma fonte do meio político que a Prefeitura de São Carlos deverá realizar na tarde desta segunda, 30, uma reunião no Paço Municipal para discutir a situação dos “moradores de rua” na cidade, fato que tem incomodado bastante a comunidade que, por sinal, tem cobrado um posicionamento mais efetivo da administração municipal.
Segundo consta, deverão estar presentes membros das seguintes secretarias: Cidadania e Assistência Social, Segurança, Guarda Municipal, Serviços Públicos, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Trabalho e Emprego, Saúde, Comunicação, Prohab e Procuradoria do Município. O coordenador da reunião será o Secretário de Governo, Netto Donato.
No dia 14 de janeiro, o São Carlos em Rede publicou uma imagem que chamou bastante a atenção, pois mostrava uma criança que seria venezuelana se cobrindo do sol do meio-dia na rotatória do Cristo. Isto levou à uma série de movimentações da Prefeitura que primeiro explicou que essas pessoas se recusariam a receber atendimento das equipes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Depois a Prefeitura identificou o grupo como vindo de outras cidades. Vale ressaltar, que neste final de semana reportagem teve informação de que os venezuelanos estavam novamente pedindo na região do shopping.
Em 17 de janeiro, a reportagem mostrou o drama das pessoas que estão morando na rua Itália, a Travessa 8, ao lado do Piscinão. Elas se encontram em situação de vulnerabilidade social e isso também tem prejudicado pessoas que residem na região há mais de 40 anos, pois o local tem muito lixo acumulado. A questão não é de hoje, mas é evidente que é preciso que tenhamos uma política de estado para cuidar deste tipo de problema que se aprofundou no país durante os últimos quatro anos.