Ribeirão Preto confirma presença de nova cepa de COVID entre pacientes

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, confirmou na tarde desta segunda, 22, que a cepa P.1 oriunda de Manaus já está em Ribeirão Preto. Segundo os especialistas, a cepa tem maior poder de contágio e isso levou o município de Araraquara a ver seu sistema de saúde entrar em colapso, por isso o prefeito araraquarense, Edinho Silva, decretou lockdown.

A cepa já foi identificada em Jaú e Araras. A cidade de Rio Claro também está investigando a presença da P.1 em pacientes do município. O curioso é que São Carlos é a única cidade que ainda não anunciou estudos para saber se a cepa roda por aqui. Apesar de que há um áudio do provedor de Santa Casa, Antonio Valério Morillas Jr, dizendo que a P.1 já faz presente na cidade.

Como o São Carlos em Rede tem enfatizando há semanas, os pacientes acometidos pelo vírus estão ficando quase 40 dias internados, o que antes não passava de quinze, eles também necessitam, em muitos casos, de hemodiálise e infelizmente o número de óbitos aumentou significativamente nos últimos tempos, o que mostra um novo perfil da infecção.